top of page

[GSK] Libertando-se do estresse

Aula ministrada por Gurusangat Kaur Khalsa em 17 de julho de 2020


[GSK abre a aula]


Voltando aos clássicos, depois de termos trabalhado o “Renascimento” quero visitar os kriyas do manual de nível I, com todo o potencial que trazem, para termos uma experiência profunda da sua qualidade.


Escolhi a série para estresse, supra-renais e rins, por uma razão muito particular. Quando entramos no nosso padrão de estresse, no modo neurofisiológico de defesa, a primeira coisa que fazemos é retirar nosso olhar de um perímetro mais amplo e reduzirmo-nos à nossa unidade básica. Fazemos isso porque, trazendo esses muros para bem pertinho, ganhamos um tipo de proteção. Quando atuamos dessa forma, atraindo e contraindo-nos em uma unidade básica, que é nossa identidade tangível, o que acontece é que saímos do campo expandido, do espaço sagrado – onde estão, naturalmente, todos os recursos que precisaríamos para sair do estresse.


Numa situação de estresse não temos um reflexo automático de arranjar um lugar em que ancoremos, nos sintamos seguros e não necessitemos de nos retrair tanto. Esse mecanismo não é automático no ser humano, ainda. Temos, sim, um mecanismo automático de redução, de contração, para nossa defesa. Ocorre que, nesses estados de intenso estresse, especialmente quando ele se torna crônico, como é o nosso caso, passamos a desprezar uma série de recursos que temos porque não conseguimos olhar além do perímetro da nossa pele, a fim de garantir a nossa defesa.


Quando tivemos o estresse das alegações contra o Yogi Bhajan – cujo resultado final da investigação será publicado em agosto –, alguns de nós resolveram jogar fora o Kundalini Yoga. Justamente os recursos que temos para passar por esse solavanco. Jogamos fora aquilo que temos como recurso para atravessar o que nos desafia porque entramos num modo de total intriga mental. Nos recolhemos, não nos conectamos mais com o espaço sagrado, não temos intuição e nossa inteligência aplicada não funciona. Nos reduzimos ao nosso modo habitual e instintivo de defesa. A programação do nosso subconsciente grita.


Todas as vezes que estiverem atravessando um estresse no casamento, no corpo físico, no trabalho, na vida... lembrem que o grau de intriga mental é tamanho, que vocês podem ser sequestrados de uma certa lógica e entrarem na do subconsciente. E que há a tendência de desprezarem aquilo que pode garantir a cura. Essa aula é muito importante nesse sentido.


Kriya: Série para estresse, supra-renais e rins, do Manual O Professor Aquariano: Treinamento Internacional de Professores de Kundalini Yoga – Nível I


May the long time sun shine upon you…


[Transcrição: Himat Sevak Singh]

[Edição: Nav Amrita Kaur]


Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page