top of page

UNIVERSALIDADE

Conduta ética e atemporal

Independentemente de sua orientação religiosa ou espiritual, um praticante de Kundalini Yoga pode escolher adotar um estilo de vida dhármico como uma maneira de ajudar no estabelecimento de uma conexão com o Infinito e a divindade que habita em si mesmo. Este estilo se baseia numa vida dedicada à justiça, igualitarismo e valores éticos.

 

Importante destacar que o estilo de vida dhármico preconiza também um profundo respeito à mulher abolindo assim qualquer prática que a subjugue ou relegue a uma posição marginal.

 

O lugar onde os Sikhs meditam e rezam pela paz no mundo é conhecido como Gurdwara

GURMAT: PRINCÍPIOS DE ATIVISMO SOCIAL

Gurmat é o estilo de vida de um sikh tanto na sua expressão individual quanto social dando forma à vida de cada indivíduo tanto nos seus aspectos sagrados quanto seculares.

Continue lendo >>>

A TECNOLOGIA DO TURBANTE

Mas, qual será mesmo a razão que faz com que o turbante seja um acessório tão especial? O topo da cabeça, exatamente onde os bebês têm uma área maleável – a fontanela –, é denominado como “décimo portal”. Em termos yóguicos, é também conhecido por chakra da coroa, o sétimo centro de projeção de energia da consciência. Milhares de anos atrás, yogis e pessoas na busca da experiência espiritual descobriram que o cabelo no topo da cabeça protegia o décimo portal do sol e de outras exposições. Além disto, descobriram também que o cabelo funcionava como antenas, absorvendo e canalizando a energia do sol para dentro do corpo e do cérebro. Para ampliar o efeito e dirigir a energia radiante para o propósito espiritual, as pessoas enrolavam seus longos cabelos justamente sobre esta região sensível de nossa cabeça, também denominada como Centro Solar do Crânio.

ELEVANDO A FREQUÊNCIA: A BANA

Bana é um estilo de roupas que aumenta a frequência interna e, consequentemente, a projeção de quem a usa.  É composta de duas peças, uma túnica longa até os joelhos e uma calça longa ou curta até o joelho, no caso de homens. O turbante faz parte da Bana e ele protege o décimo portal (fontanela), recolhendo a energia deste ponto sagrado e transferindo-a para o corpo todo. Bana completa produz um efeito impressionante de penetração na psique do ambiente e das pessoas. A Bana é o paramento que pode ser utilizado pelos professores de Kundalini Yoga, e este estilo tem sua origem no Sikh Dharma.

PRINCÍPIOS DE UMA VIDA DHÁRMICA

Estabelecer uma rotina de devoção ao Infinito por meio da prática meditativa mas também manter ao longo do dia, em suas atividades comuns, a consciência da presença de Deus em tudo e em todos.

Vestir-se e alimentar-se de maneira atenciosa como uma maneira de honrar seu próprio corpo, dando-lhe a importância que é devida ao templo de sua alma.

Servir ao outro sempre que houver oportunidade, e não só nos dias e horários pré-estabelecidos.

Construir uma vida próspera honestamente de modo que se possa compartilhar e ajudar outras pessoas a prosperarem também.

ESTILO DE VIDA

bottom of page