MAESTRIA EXEMPLAR
A História de Professores Inspiradores
A GRAÇA DO VERDADEIRO PROFESSOR
Os Gurus do Sikh Dharma são mensageiros da verdade eterna e universal, homens que libertaram a própria mente do fanatismo, da intolerância, das superstições, dos dogmas e dos rituais, dando destaque à simplicidade dos ensinamentos. A palavra “sikh” quer dizer “aluno”, “aprendiz” – toda pessoa que se coloque no caminho da verdade universal e esteja disposta a aprender sobre sua alma.
O Sikh Dharma foi estabelecido ao longo de 239 anos, de 1469 a 1708, por dez Gurus cujo principal objetivo de vida era promover o bem-estar ético e espiritual do ser humano. Eles ensinaram a diferentes povos, não só na Índia, a viver com dignidade, liberdade e honra, promovendo a igualdade entre os seres humanos sem discriminação.
Ao serem elevados à dignidade de Guru, cada um reforçava a mensagem de seu antecessor e acrescentava algum valor aos ensinamentos. O resultado disso é o legado que chamamos de Sikh Dharma.
Os ensinamentos do Sikh Dharma são universais. Conheça quem são os dez Gurus humanos que nos legaram os ensinamentos do Sikh Dharma, e o Guru presente, que preserva e mantém vivas suas palavras. Esta é apenas uma introdução – novos textos serão acrescentados, aprofundando um pouco mais na vida e nos ensinamentos deixados por cada um deles.
GURU NANAK DEV JI
O Primeiro Guru
1469-1539
Guru Nanak é o fundador dos ensinamentos sikhs. Sustentou um conceito profundo e universal de Deus, que enfatizava a importância da retidão pessoal. Defendia que todos os seres humanos eram iguais, independente de credo, casta, cor, idade, gênero ou status social, estabelecendo a igualdade para as mulheres. Compôs o Japji Sahib, poema que resume os ensinamentos do Sikh Dhama e abre o Guru Granth Sahib, o livro sagrado.
GURU ANGAD DEV JI
O Segundo Guru
1504-1552
Guru Angad criou o Gurmukhi, língua da escritura do Guru Granth Sahib, e a tornou conhecida entre os sikhs. Seu maior interesse era na educação, por isso fundou várias escolas e ajudou a difundir o Sikh Dharma. Também popularizou e expandiu a instituição do langar, fundada por seu antecessor Guru Nanak, em que todas as pessoas se sentam para comer juntas, como iguais.
GURU AMAR DAS DEV JI
O Terceiro Guru
1479-1574
Guru Amar Das estabeleceu dois sistemas de missões religiosas para homens e mulheres, promoveu várias reformas feministas (como se posicionar contra a tradição que obrigava mulheres a cobrir o rosto), defendeu o direito de viúvas se casarem, usou a espiritualidade para lutar contra as restrições e preconceitos do sistema de castas. Fortaleceu ainda mais a tradição do langar e introduziu a cerimônia do Anand Karaj, o casamento sikh, que inaugurara um código específico, separado do sistema ortodoxo e tradicional védico hindu.
GURU RAM DAS DEV JI
O Quarto Guru
1534-1581
Guru Ram Das fundou a cidade de Ramdaspur, hoje Amritsar, a cidade sagrada dos sikhs, e deu início à construção do Templo Dourado. Compôs os quatro shabads entoados durante as cerimônias de Anand Karaj. Guru Ram Das foi o grande estruturador da sociedade sikh.
GURU ARJAN DEV JI
O Quinto Guru
1563-1606
Guru Arjan foi o terceiro filho de Guru Ram Das. Era muito estudioso, tido em alta estima pelos sikhs. Com o intuito de universalizar os ensinamentos, Guru Arjan terminou a construção do Templo Dourado e começou a compilar os escritos que comporiam o Guru Granth Sahib, texto sagrado dos sikhs, incluindo hinos escritos por santos muçulmanos e párias das castas mais baixas do sistema social hindu, pessoas que não tinham a permissão de entrar em vários templos. Foi torturado e executado por ordem do imperador mongol Jahangir e é o primeiro mártir do Sikh Dharma.
GURU HARGOBIND DEV JI
O Sexto Guru
1595-1644
Guru Hargobind, filho de Guru Arjan, era conhecido como “santo-guerreiro” – foi ele que começou a criar o exército sikh. Para ele, o pacifismo extremo e a não violência não protegeriam os sikhs. Ensinou que era necessário usar a espada para proteger os oprimidos – ele foi o primeiro a empunhar armas para defender a fé.
GURU HAR RAI DEV JI
O Sétimo Guru
1630-1661
Durante sua liderança, Guru Har Rai encorajou os sikhs a aprenderem com outras religiões. Sua corte ficou conhecida pelo apreço à natureza e aos animais, e por ter fundado hospitais gratuitos. Foi um homem de paz, que evitou conflitos com o imperador mogol Aurangzeb, e se devotou ao trabalho missionário.
GURU HAR KRISHAN DEV JI
O Oitavo Guru
1656-1664
Foi o Guru mais novo do Sikh Dharma – assumiu sua posição aos cinco anos de idade e, dois anos depois, morreu de varíola contraída enquanto tratava de doentes. Guru Har Krishan surpreendia a todos com seu conhecimento e sua força espiritual. Tornou-se um verdadeiro símbolo do serviço, da pureza, da entrega e da verdade.
GURU TEGH BAHADUR DEV JI
O Nono Guru
1621-1675
Guru Tegh Bahadur era terminantemente contra a conversão forçada dos hindus e dedicou a vida a protegê-los. Para ele, todo ser humano tinha o direito à liberdade de crença. Acabou sendo torturado e executado pelo imperador mogol Aurangzeb.
GURU GOBIND SINGH DEV JI
O Décimo Guru
1666-1708
Guru Gobind Singh se tornou Guru com apenas 9 anos, logo após o martírio de seu pai, Guru Tegh Bahadur. Criou a ordem Khalsa em 1699, a ordem dos santo-guerreiros, numa cerimônia de batismo de cinco sikhs conhecidos como “Os Cinco Amados”. No final da cerimônia, ele pediu que os cinco o batizassem como ele os batizou. Foi ele que deu aos sikhs o nome Singh (leão) e Kaur (princesa). Guru Gobind travou muitas batalhas em defesa dos sikhs. Sendo o último Guru em forma humana, deixou seu lugar para o Guru Granth Sahib, o texto sagrado dos Sikhs. Ele também foi atacado pelo imperador mogol Wazir Khan e morreu devido aos ferimentos.
SIRI GURU GRANTH SAHIB
O Décimo Primeiro Guru
1708-eternidade
O texto sagrado dos Sikhs, Guru Granth Sahib é o Guru presente e futuro para a eternidade. Ele é mais do que um livro sagrado, pois inspira o mesmo respeito e a mesma reverência que os sikhs tiveram outrora diante dos Gurus em forma humana. O Siri Guru Granth contém toda a verdade universal, os princípios que guiam o estilo de vida do Sikh Dharma. Mas nele não há dogmas – em vez disso, há a inspiração de que devemos viver na lembrança constante do criador supremo, e viver uma vida simples em consonância com a verdade e a virtude. Seus ensinamentos foram escritos por 36 pessoas – 6 Gurus, 15 santos, 11 poetas e 4 gursikhs.