SADHANA AQUARIANA

Uma experiência de autoconhecimento

A Sadhana é um momento do dia em que você se compromete a entrar em contato com o Infinito, com sua Verdadeira Identidade (Sat Nam), a partir de meditação e yoga. A sadhana te permite sair da dualidade, mantendo a mente clara e um nível constante de energia ao longo do dia.

 

A Sadhana Aquariana é a prática, em grupo, de meditação e yoga nas horas ambrosiais, entre 4h e 7h da manhã. A força do sol nascente facilita a meditação e a limpeza da mente. Yogi Bhajan nos deixou a instrução de praticar a Sadhana Aquariana como uma maneira de nos prepararmos para os desafios da Era de Aquário.

 

Durante o encontro, o grupo, conduzido por um professor de Kundalini Yoga, segue uma sequência específica:

• Recitação do Japji Sahib.

• Sintonização com o Adi Mantra (Ong Namo Guru Dev Namo).

• Série básica de kundalini yoga, preferencialmente energizante,

por aproximadamente 25 minutos.

• Relaxamento profundo relativamente curto (cerca de 5 minutos).

• Meditação com uma sequência específica de sete mantras

(por 62 minutos), a saber: Longo Ek Ong Kar, Waah Yantee, Mul Mantra, Sat Siri Siri Akal, Rakhe Rakhan Har, Wahe Guru Wahe Jio, Guru Ram Das Chant.

• Oração final: Canção do Eterno Sol.

• Finalização entoando três longos Sat Nam.

 

Especialmente durante a recitação do Japji e as meditações com mantras é necessário cobrir a cabeça com um tecido de algodão. Recomenda-se o uso de roupas claras de tecido leve e confortável, bem como ter à disposição uma manta ou um cobertor para aquecer levemente o corpo durante o relaxamento e a meditação.


Ter a disciplina e o compromisso de desafiar o sono, o cansaço, a preguiça e outras resistências, levantando-se de madrugada para meditar em sangat, é uma experiência enriquecedora que tem seu efeito potencializado pela força do grupo.

MANTRAS DA SADHANA AQUARIANA


Longo Ek Ong Kar (7 min)

 

Ek Ong Kaar

Sat Naam

Siri Wahe Guru

Tradução: "Um único Criador criou esta Criação. Verdade é o Seu Nome. Grandiosa, além de qualquer descrição, é a Sua Infinita Sabedoria".​

* Esse mantra abre os chakras e estabelece a relação entre nossa alma individual e a alma universal.

 

Waah Yantee, Kar Yantee (7 min)

Waah Yantee

Kar Yantee

Jag Dut Patee

Aadak It Waahaa

Brahmaa deh 

Tresha Guru

It Wahe Guru

Tradução: "Grande Macro Ser, Ser Criativo. Tudo o que é criativo através dos tempos. Tudo o que é o Grande Único. Os três aspectos de Deus: Brahma, Vishnu, Mahesh (Shiva). Isso é Wahe Guru"​.

* Este mantra representa mil anos de prece. Com ele, fortalecemos a conexão com o eu infinito.

Mul Mantra (7 min)


Ek Ong Kar

Sat Nam

Kartaa Purkh

Nirbhao Nirvair

Akaal Moorat

Ajoonee Saibung

Gur Prasad

Jap!

Aad Sach

Jugaad Sach

Haibhee Sach

Nanak Hosee Bhee Sach

Tradução: "Um único Criador criou esta Criação. Verdadeiro é seu Nome. Doador de Tudo. Destemido. Sem Vingança. Imortal. Sem Início. Auto Iluminado. Graça do Guru. Repita. Verdade no Início. Verdade através do tempo. Verdade mesmo agora. Oh Nanak, a verdade é eterna".

* Este mantra dá uma experiência de profundidade e consciência da sua alma, expande a criatividade e nos projeta dentro da ação, alinhados com o Criador e nosso destino. 

Sat Siri, Siri Akal (7 min)

 

Sat Siri, Siri Akaal

Siri Akaal, Mahaa Akaal

Mahaa Akaal, Sat Naam

Akaal Moorat, Wahe Guru

 

Tradução: "Grande Verdade. Grande Imortalidade. Grande Imortalidade. Grande Eternidade. Grande Eternidade. Verdade Identificada. Eterna Imagem de Deus. Grandiosa, além de descrição, é a sua Sabedoria".

* Yogi Bhajan chamou este mantra de Mantra da Era de Aquário. Com ele, nós declaramos que somos seres imortais e atemporais.

Rakhe Rakhan Har (7 min)

 

Rakhay rakhanahaar aap ubaaria-an

Gur kee pairee paa-i kaaj savaari-an

Hoaa aap da-iaal manaho na visaari-an

Sadh janaa kai sang bhavajal taari-an

Sakat nindak dusht khin maa-eh bidaari-an

Tis sahib kee tayk Naanak manai maa-eh

Jis simrat sukh ho-i sagalay dookh jaa-eh

 

Tradução: "Oh Protetor, você nos eleva e nos conduz. Você nos deu o toque do pé de lótus do Guru e Você cuida de nossos negócios. Você é misericordioso, gentil e compassivo. Nossas mentes não o esquecem. Na companhia daqueles que vivem em consciência elevada, você nos conduz e nos salva de desventuras, calúnias e desastres. Num instante, você elimina a negatividade e a calúnia. Oh Mestre, Você é minha âncora e meu apoio. Oh Nanak, segure-se firme àquele Ser em sua mente. Ao lembrar-se de Deus em suas meditações, toda felicidade vem e todas as dores e tristezas simplesmente desaparecem".

* Este é um mantra de proteção contra todas as forças negativas que se movem contra aquele que percorre o caminho do destino, tanto no interior quanto no exterior da pessoa. Corta como uma espada através de toda vibração, pensamento, palavra ou ação contrária.


Wahe Guru Wahe Jio (22 min)

 

Wahe Guru 

Wahe Guru 

Wahe Guru 

Wahe Jio

Tradução: Não há tradução real para esse mantra, ainda que possamos dizer: "Oh, Deus é grande!" ou "Indescritivelmente grande é o Seu Infinito, Sabedoria Suprema". Jio é uma saudação afetuosa, mas ainda assim respeitosa, uma variação da palavra Ji, que significa alma. ​

* Mantra de êxtase. Nós nos estabelecemos para a vitória e o direito à excelência.

 

Guru Ram Das Chant (5 min)

 

Guru Guru Wahe Guru, Guru Ram Das Guru

* Este mantra é uma oração à consciência de Guru Ram Das, invocando sua luz espiritual, orientação e graça protetora. Entoando-o somos preenchidos com humildade"​​.

ROTINA DIÁRIA: Pequenas práticas apoiam a disciplina e o estilo de vida do aluno, do praticante e do professor de Kundalini Yoga. Elas aumentam seu estado de alerta e mantém a energia fluindo. Confira algumas delas a seguir:

 

HIGIENE BUCAL: Além de escovar os dentes, um praticante de yoga faz a limpeza das "glândulas do macaco", a fim de remover as bactérias que se proliferam durante a noite. Para isso, escove a parte mais posterior da língua até quase engasgar. Isso retirará o muco e umidificará os olhos. 

CABELOS: Penteie seus cabelos e amarre-os em coque no topo da cabeça. Isso ajuda a concentrar a energia solar na glândula pineal e a elevação da kundalini. Há um relacionamento vital entre os cabelos e os hormônios.

HIDROTERAPIA: O banho frio desperta seu corpo e te prepara para o dia. Desafiando o corpo com a água fria, o sangue corre para os órgãos. Este é um mecanismo de auto-defesa, que revigora as glândulas, limpa o sangue e tonifica o corpo.

VESTIMENTAS: Você pode expandir a sua aura e aumentar a sua neutralidade escolhendo as roupas que você veste. Dê preferência para tecidos naturais, não sintéticos, como algodão, linho e seda. A cor branca é preferida entre os praticantes por promover uma poderosa interação com o ambiente circundante.

COBRIR A CABEÇA: Os benefícios de usar turbante ou tecido que cubra a cabeça potencializam o estado meditativo, ao fazer um ajuste da caixa craniana e conter a energia no topo da cabeça, promovendo foco e intuição.

PREPARAR PARA DORMIR:  O sono permite que  o corpo e a mente se reestabeleçam, abrindo espaço para autocura. Para aprofundar seu relaxamento, faça uma caminhada ou uma série breve de yoga a noite. Escove seus cabelos e dentes. Lavar os pés com água fria ajuda a preparar seu sistema nervoso para o relaxamento. 

 

NOVOS HÁBITOS

SOBRE NÓS

A Associação Brasileira dos Amigos de Kundalini Yoga, filiada à Fundação 3HO, tem por propósito divulgar a tecnologia e os ensinamentos do Kundalini Yoga e do Shabad Guru no Brasil, servindo a todos na busca da excelência e da manifestação de seu ser original, criativo, livre e digno.

LOCALIZAÇÃO

Rua Yvon Magalhães Pinto, 511

São Bento .  Belo Horizonte

MG . 30350-560 . Brasil

Telefone: (31) 3090-5508 

secretaria@abaky.org.br 

CONECTE-SE

© 2018 por Abaky.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • SoundCloud - White Circle