INSTRUÇÃO SAGRADA  

O néctar doce da rendição

Um homem que não tem um altar onde possa curvar sua testa, não pode ter outra tecnologia eficiente para mudar o destino escrito nela

 

Yogi Bhajan

 

O Gurdwara é uma cerimônia do Sikh Dharma que completa e coroa a experiência do Kundalini Yoga. Nesta cerimônia todos se assentam, meditam e, ao final, compartilham uma refeição (Langar). O Gurdwara carrega a tradição do Guru Nanak - liberdade, soberania e autonomia –, segundo a qual todos os seres humanos são iguais diante de Deus.

 

Gurdwara significa "a porta para o Guru" ou "O portão do Guru".

 

Quando entramos em um Gurdwara, estamos na presença real de um Guru vivo, o Siri Guru Granth Sahib, a encarnação da Palavra, dos Shabads, das canções de adoração e oração dos Gurus. Guru Nanak, o primeiro dos Gurus Sikh, recebeu o título de Guru, o Guruship, da Palavra de Deus, e a transmitiu a toda a humanidade. Este título percorreu dez corpos, até que Guru Gobind Singh, o Décimo Professor, compilou os ensinamentos sagrados em sua forma atual, o Siri Guru Granth Sahib, e deu o Guruship de volta à Palavra de Deus.

 

Quando entramos na Presença do Guru, o fazemos com respeito e humildade. Tudo o que pensamos, dizemos e fazemos na Presença do Guru deve refletir uma atitude de gratidão.

 

A chave para todo comportamento em um Gurdwara é a graça. Faça o que fizer, mantenha sua graça. O Gurdwara é uma meditação em grupo. Respeite a devoção e o amor da comunidade presente, a Sangat. Eles estão no Gurdwara para experienciar o Guru, para receber sua bênção e crescer em consciência.

 

Prepare-se para o Gurdwara como faria se fosse se encontrar uma pessoa de muita consciência, um verdadeiro Professor. Centre sua mente na meditação e solte suas distrações mentais. Na entrada do Gurdwara, você deverá lavar suas mãos e pés.

 

Os sapatos são sempre removidos antes de entrar em um Gurdwara. Isso serve para dois propósitos: primeiro, mantém o chão do Gurdwara limpo e, segundo, permite que as 72.000 terminações nervosas nos pés recebam energia sem impedimentos. Vista-se com graça e elegância. É obrigatório que a cabeça seja coberta. Visitantes de Gurdwara que normalmente não usam turbantes podem cobrir suas cabeças com qualquer tecido natural. Em geral, são oferecidas opções na entrada. É melhor evitar trazer brinquedos para as crianças brincarem durante o Gurdwara. Em vez disso, ensine-os a se sentar, meditar e ouvir o Kirtan.

 

O primeiro ato em um Gurdwara é curvar-se diante do Guru. Aproxime-se graciosa e conscientemente, e espere até que alguém à frente de você tenha completado sua saudação e oferta. Curvar-se, pressionar as palmas das mãos e manter a respiração longa e profunda é uma técnica de centralização muito eficaz. Quando nos inclinamos, trazemos a nossa testa para o chão aos pés do Guru. Não é preciso tocar o turbante ou o nariz no chão. Quando tocamos nossa testa no chão aos pés do Guru, nosso destino é ativado.

 

Nós levamos também ao Gurdwara uma oferta a ser colocada aos Pés do Guru. Assim como nos oferecemos espiritualmente, trazemos uma oferta material para completar a troca de energia. Esta oferta é para nosso próprio benefício. O Guru não precisa de nada, mas precisamos oferecer algo que ganhamos do mundo material, para que possamos participar e apoiar as atividades da Sangat, como a manutenção e embelezamento do Gurdwara, preparação do Guruprasad, do Langar, etc. Como você dá, assim você receberá. Se você tem pouco a oferecer, ofereça com sinceridade. As oferendas devem ser colocadas graciosamente aos Pés do Guru.

 

O modo como nos assentamos no Gurdwara é projetado para equilibrar as polaridades: polaridade masculina no lado esquerdo e feminina no lado direito. O Guru fica no centro, para equilibrar essa polaridade. Essa divisão não é rígida em relação ao gênero da pessoa. O Gurdwara é um lugar em que nos assentamos para compartilhar uma consciência e não uma religião. Não há disposições especiais em relação a posição social ou hierarquia. Pessoas de todas as raças, cores, nacionalidades e religiões são bem-vindas.  

 

Aproveite o momento que estiver na presença do Guru e com a sangat para estar em você também. Fique atento aos códigos de conduta mas também deixe-se levar pela experiência do Shabad Guru.

AGENDA GURDWARA

 

Aos domingos, na Abaky. Confira o horário de cada Gurdwara na Agenda. Aberto a todos.​​​

2020

09 de Fevereiro

08 de Março

• 05 de Abril

03 de Maio

07 de Junho

05 de Julho

02 de Agosto 

06 de Setembro

11 de Outubro

01 de Novembro 

06 de Dezembro

31 de Dezembro*

A celebração de Ano Novo é antecedida por quatro dias de leitura ininterrupta do Siri Guru Granth.

>> Para saber mais, entre em contato.

GURDWARA

HUKAMS

Hukams são conselhos ou comandos que recebemos do Siri Guru Granth. Podem ser tirados por qualquer um e a qualquer momento do dia, basta que antes e depois da abertura do Siri Guru Grant faça-se um Ardas e esteja-se com a cabeça coberta.​​ Acompanhe os Hukams dos nossos Gurdwaras através do nosso perfil no SoundCloud, clicando aqui

SOBRE NÓS

A Associação Brasileira dos Amigos de Kundalini Yoga, filiada à Fundação 3HO, tem por propósito divulgar a tecnologia e os ensinamentos do Kundalini Yoga e do Shabad Guru no Brasil, servindo a todos na busca da excelência e da manifestação de seu ser original, criativo, livre e digno.

LOCALIZAÇÃO

Rua Yvon Magalhães Pinto, 511

São Bento .  Belo Horizonte

MG . 30350-560 . Brasil

Telefone: (31) 3090-5508 

secretaria@abaky.org.br 

CONECTE-SE

© 2018 por Abaky.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • SoundCloud - White Circle