top of page

INSTRUÇÃO SAGRADA  

O néctar doce da rendição

 

O Gurdwara é uma cerimônia do Sikh Dharma, que celebra todas as religiões da terra, nos unindo em uma mesma consciência e propósito.

Nesta cerimônia todos se assentam, meditam e, ao final, compartilham uma refeição (Langar).

  

Quando entramos em um Gurdwara, estamos na presença de um Guru vivo, sua frequência pode ser sentida, o Siri Guru Granth Sahib. Quando estamos na presença do Guru, praticamos o respeito e a humildade. Tudo o que pensamos, dizemos e fazemos na Presença do Guru deve refletir uma atitude de gratidão.

 

O Gurdwara é para meditarmos em grupo. Respeite a devoção e o amor da comunidade presente, a Sangat. Eles estão no Gurdwara para experimentar o som do Professor, receber sua bênção e crescer em consciência.

  

O modo como nos assentamos no Gurdwara é projetado para equilibrar as polaridades: polaridade masculina no lado esquerdo e feminina no lado direito. O Guru fica no centro, para equilibrar essa polaridade. Essa divisão não é rígida em relação ao gênero da pessoa. Não há disposições especiais em relação a posição social ou hierarquia. Pessoas de todas as raças, cores, nacionalidades e religiões são bem-vindas.  

 

O primeiro ato em um Gurdwara é curvar-se diante do Guru. Aproxime-se graciosa e conscientemente, e espere até que alguém à frente de você tenha completado sua saudação e oferta.

GURDWARA

AGENDA GURDWARA

 

Aos domingos, na Abaky. Confira o horário de cada Gurdwara na Agenda. Aberto a todos.​​​

HUKAMS

Hukams são conselhos ou comandos que recebemos do Siri Guru Granth. Podem ser tirados por qualquer um e a qualquer momento do dia, basta que antes e depois da abertura do Siri Guru Grant faça-se um Ardas e esteja-se com a cabeça coberta.​​ Acompanhe os Hukams dos nossos Gurdwaras através do nosso perfil no SoundCloud, clicando aqui

bottom of page