top of page

[GSK] Regulando o sistema neuroendócrino

Aula ministrada por Gurusangat Kaur Khalsa em 2 de junho de 2017.


[GSK abre a aula]


Hoje nós vamos fazer uma aula clássica do Kundalini Yoga. Na década de 80, o Yogi Bhajan trabalhou demais o sistema neuroendócrino. Nos anos 70, foi basicamente um trabalho para desintoxicar, e nos anos 80, foi para reestabelecer um padrão hormonal que fosse compatível com uma pessoa que tivesse se limpado, e o sistema nervoso precisasse ser reiniciado. E rasgando vários clichês que entendiam que yoga era uma coisa de só você pôr a perna para cima e a cabeça para baixo. O Yogi Bhajan, numa máxima dizia que o deus que não pode ser explicado, não deve ser venerado. Isso é uma provocação, mas é um extremo para dizer para que vocês do yoga não fiquem nesse blá, blá, blá sem fazer sentido. Então foi a década em que ele mais liberou os kriyas relacionados ao sistema nervoso, ao cérebro, como uma dessas aulas que vamos fazer hoje.


É muito fácil para você agradar um público, que se contenta com diluições e com uma linguagem new age, quando você quer falar de yoga e introduz o tema dos chakras. Há uma diluição muito grande, um empobrecimento muito grande dessa ciência. E tem gente que faz isso aparentemente porque está no lugar do conhecimento comum, então as pessoas acham que é mais fácil fazer bonito falando de chakras, como se isso existisse, como se pudesse haver um sistema no nosso corpo, mesmo não sendo ele denso, que pudesse ser passível de ajustes e manipulações por um idiota. Isso não é possível, não é porque a gente não vê uma descarga elétrica nos nossos neurônios que a gente entenda que ela não exista, e sabendo que uma descarga elétrica existe, nenhum desses idiotas criou um sistema para regular a descarga elétrica. Não fazem isso porque têm medo, têm receio de mexer no sistema nervoso, mas vão mexer nos chakras, então isso é impossível, é uma diluição, um atentado à saúde. E o Yogi Bhajan dizia que nessa aula a gente fará uma retroalimentação, uma regulagem à distância do sistema neuroendócrino, ou seja, aquele que envolve o sistema nervoso, o sistema hormonal e consequentemente as caixas de diálogo entre esses sistemas, que porventura se chamam chakras. Nós não vamos mexer nos chakras para regular nada porque não é possível. Isso só é possível quando se causa um grande dano ao corpo. Esses cursinhos de final de semana que ficam falando de alinhar o chacra são um acinte.


A gente deveria entender os chakras muito mais como a manifestação da nossa psique. Portanto, compreendendo melhor ainda nessa divisão de dois triângulos, sendo sempre o triângulo inferior relacionado à nossa sobrevivência. Há um medo, uma necessidade de defesa da nossa identidade mais comumente associada à minha personalidade. O triângulo inferior é um tipo de defesa muito bruta, muito escancarada do tal eu: como eu me manifesto através dos meus programas subconscientes. E o triângulo superior tem a função de defender o ser real, a identidade suprema, utilizando os corpos sutis, os corpos de luz, o corpo radiante. O triângulo superior tem uma defesa que não é das suprarrenais, adrenalina e cortisol, ele usa uma defesa dos corpos radiantes, pura energia, puro Chardi Kalah, é puro espírito, é o mesmo espírito que motiva um jogador num jogo, é o mesmo espírito, é um prana, é um corpo radiante. Essa aula de hoje comunica esses dois triângulos, utilizando a parte posterior do cérebro.


Kryia: Working the Command Post Area, do manual Infinity and Me


Meditação: Sahaj Yoga, do manual Infinity and Me


O Guru Gobind Singh fazia muito essa meditação, quando ele estava com muita dúvida, a energia baixava muito e ele não tinha mais certeza se o que ele estava fazendo era certo ou errado, vocês conhecem isso? Então o Guru Gobind Singh também sentia esse tipo de coisa e fazia essa meditação. Nas palavras do Yogi Bhajan: essa é uma meditação praticada pelo Guru Gobind Singh. Ele dizia que qualquer pessoa, em qualquer estado mental, físico ou de alma pode elevar a consciência fazendo essa meditação no tempo em que está sendo proposta aqui.


Essa aula tem que ser dada no tempo total dela. Vocês fizeram no tempo total e é tranquilo. Um bom exercício para a semana, quando a gente faz essa aula é, todas as vezes que nós quisermos dar uma resposta que venha do impulso, todo impulso vem do triângulo inferior. Às vezes é necessário, não estou dizendo que o impulso do triângulo inferior é desnecessário. Às vezes o que você precisa é uma defesa imediata, mas de você ter milionésimos de segundos para computar se você está na defesa do seu ego, do seu território ou não. Se você estiver numa defesa indevida, você se contém e deixa alguns segundos acontecerem para a resposta vir do triângulo superior. É um exercício. Em vez de você agir por impulso. Yogi Bhajan fala o seguinte: "relacionamentos sagrados, como, por exemplo, casamento, requer infinita tolerância, infinito amor e muitos infinitos". Às vezes, a gente tende a quebrar a infinita tolerância. Então vocês podem se conter e tentar ver se vem uma resposta melhor, do triângulo de cima.


Esse mantra lindo é da Krishna Kaur, essa voz, esse trompete. É demais! Krishna com seus 77 anos e seus 108 sapos. É do novo CD da Krishna, que se chama "Longing". Tem uma música muito bonita nele que se chama "Memories", em que ela fala com o Yogi Bhajan assim: “você sempre falou que se eu precisasse você estaria comigo, onde está você?” O Trump está aqui! Se vocês quiserem ajudar o projeto dela na África, o trabalho dela com as crianças africanas, comprem o cd dela. Vale a pena, está muito bonito esse cd.

Sat Nam


May the long time sun...


[Transcrição: Sada Ram Kaur]


Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page