top of page

[GSK] Prospere

por Gurusangat Kaur Khalsa


“Nanak Nam Chardi Kala, Teri bani Sarbat da Bala”


Com esta frase encerramos cada Ardas em nossos Gurdwaras. Não só em Belo Horizonte, mas em todos os Gurdwaras, dos mais humildes aos mais pomposos. Qual mesmo o seu significado? Eu arriscaria traduzir esta frase assim: “Exalte-se e aja para que cada ser prospere”. Um comando inusitado e audacioso que convoca os seres humanos a se tornarem ativos da proteção e da prosperidade de todos os demais seres neste planeta.


Os Ensinamentos do Guru Nanak fazem parte fundamental da natureza deste Dharma, e, dentre vários, cito aqui o que disse no Jaapji: “igualdade entre todos os seres humanos e abolição de qualquer seita que não seja a da justiça” (ਅਾੲੀ ਪਂਥੀ ਸਗਲ ਜਮਾਤੀ ਮਿਨ ਜੀਤੈ ਜਗੁ ਜੀਤੁ - ai panti sagal jamati). Este é um alerta claro para a necessidade de mantermos nossa atenção e ação firmes no princípio de justiça e igualdade, as bases da prosperidade, e evitar com toda força o escapismo filosófico e religioso que se traduz em decadência e escassez evolutiva.


No Sikh Dharma, prosperidade não é um apêndice teosófico, mas uma condição imprescindível, sem a qual estaríamos contrariando o princípio universal cósmico da inteligência intrínseca. Você já pensou como tudo começa? Com uma única célula. A primeira se divide em duas, as duas tornam-se quatro e, após 47 divisões, elas já são 10.000.000.000.000. Você consegue ler este número? Essas células conhecem você melhor que você mesmo. Elas não só sabem como agir para te preservar, mas sabem principalmente como fazer tudo para garantir o sucesso de sua existência de modo a garantir sua prosperidade no universo seletivo e adverso da evolução.


Eu não sei se você já pensou nisto, mas cada célula na natureza é uma maravilha. Para se criar a mais básica de todas elas, a célula da levedura, você teria que ajuntar o mesmo número de componentes encontrados na confecção de um Boeing 777, e agrupar tudo num diâmetro de apenas 5 mícrones! E isso não é tudo, você ainda precisaria fazer com que aquela esfera reproduzisse!


Bill Bryson diz que “suas células são um pais de dez milhões de trilhões de cidadãos, cada um devotado de uma forma intensamente específica para o seu bem-estar”. O ambiente celular é caótico para quem observa de fora, mas tem sua lógica e seu propósito. O alimento que comemos e o oxigênio que respiramos são combinados e transformados em eletricidade na célula. Nós só não damos choques letais um nos outros ou queimamos cada assento por onde nos assentamos porque tudo isso acontece numa nano escala de 0,1 volt. Se você colocar isso em perspectiva, esta descarga seria de 20 milhões de volts! Ai! Que raio, hein?!


Isto é Chardi Kala! Esse raio, essa energia imensa de vida que cada célula produz naturalmente para que possamos viver, agir e expressar nossa identidade magna.


O DNA dentro da célula é atacado perigosamente a cada 8,4 segundos (10 mil vezes ao dia!), e as coisas dão certo todos os dias. A célula consegue administrar tudo de modo simples, constantemente enviando e monitorando mensagens de todo o corpo. Você nem imagina esse tipo de comunicação, é fantástica: instruções, perguntas, correções, pedidos de ajuda, atualizações, avisos de conflito e expiração. Mensageiros químicos, telegráficos e cibernéticos são empregados para que cada célula se assegure que haverá ações coordenadas dentro e fora de si com um único objetivo em mente (sim, elas têm mente, não têm?): manter as condições originais do momento da criação para que o ambiente primal possa ser mantido em cada espaço garantindo todas as premissas para que haja liberdade de expressão, vida em abundância, exuberância de projeção e excelência. Isto é Tere Bani Sarbat da Bala!


Wahe Guru, Sat Nam.


Belo Horizonte, 16 de Janeiro de 2014.

Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page