top of page

[GSK] O grande nervo da vida

Aula ministrada por Gurusangat Kaur Khalsa em 16 de agosto de 2019


[GSK abre a aula]


Hoje vamos trabalhar o nervo ciático. O Yogi Bhajan chamava o ciático de nervo da alma, nervo da vida, ou nervo da Kundalini. Isso é uma coisa que sempre me intrigou demais, porque na medicina o ciático é um nervo qualquer. Ele só não é um nervo como outro qualquer porque todo mundo tem problema com ele. Alguns anos atrás resolvi estudar e traçar alguns paralelos e descobri que o ciático é considerado o nervo da vida por uma razão muito maravilhosa. É porque ele é o principal nervo do triângulo inferior.


O ciático nasce no triângulo inferior e circula pelos lingam. Tudo que sai do tronco é chamado de lingam na tradição yóguica. Não apenas o pênis, como acreditam os hindus. Lingam são os membros, os braços, as pernas, a língua, as orelhas, o nariz, o pescoço. O ciático é um nervo que nasce no triângulo inferior e circula, buscando informação, pelos dois lingam mais importantes do corpo: as pernas, que permitem nossa estabilidade e inserção. Esse grande nervo faz um retorno neurológico por ele mesmo e leva informação diretamente para um ponto da coluna onde temos grande reserva prânica. Uma reserva prânica capaz de pegar aquela informação e levá-la para o triângulo superior. É por isso que o Yogi Bhajan o chamava de nervo da vida.


Por quê tantas pessoas têm problemas no ciático? Porque todo e qualquer tremor do meio externo, toda e qualquer oscilação externa da vida, abala justamente o ciático. Ele é o principal nervo do primeiro chakra. Todas as vezes que a nossa segurança estiver ameaçada, todas as vezes que estivermos mudando de um determinado patamar – reorganizando a base da vida após um momento crítico, por exemplo – é o ciático que carrega toda essa responsabilidade. Portanto, é natural ele se abalar.


[Parampurkh Kaur] O nervo ciático recorta o piriforme, um músculo que entra em espasmo quando a pessoa está emocionalmente abalada, como também o iliopsoas. Essa é uma antalgia periférica, não é causada por uma hérnia. É um espasmo muscular protetor, porque trava tudo na região do sagrado, onde está armazenada nossa energia primal.


[GSK] A região sacral. Na medicina é chamada de sacro, que não vem de saco, mas de sagrado, sacro, santo. O ciático é um tipo de enervação que, ao sair como um informante, vai, capta, volta e diz: “Olha! A situação está muito difícil lá. O negócio está feio.”. Ele volta para a região sacral e recomenda a liberação de prana. Essa é a função do ciático. Mas por conta da contração, do medo e da instabilidade, essa musculatura trava e a liberação de prana não acontece.


É isso que vamos aprender a fazer hoje. Quando sentirem que o ciático está começando a doer – uma dor que sai nas nádegas, um pouco acima – essa é uma excelente prática. Qual é a função do nervo ciático? Se nós pudermos liberar os músculos psoas e piriforme na nossa vida, teremos o nervo ciático livre para cumprir sua função muito especial de abrir as comportas dessa piscina prânica localizada na região sacral. Dessa forma teremos prana para enfrentar as adversidades.


Kriya: Aula para o nervo ciático

Meditação entoando o Chattr Chakkr Vartee


"May the long time sun shine upon you..."


[Transcrição: Devaroop Kaur]

Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page