top of page

[GSK] Anand Sahib – Canção do Êxtase

por Gurusangat Kaur Khalsa


Estamos comemorando o nascimento do Guru Amar Das nesta semana. Guru Amar Das, o terceiro na sucessão da Casa Real do Guru Nanak, era um reformador social, um educador e defensor do fim da discriminação sexual e de classe social.


Ele foi um grande líder espiritual. Numa manhã durante suas audiências para seus alunos, um yogi, descrevendo sua frustração com a própria vida e prática, lhe pergunta "Venerável Guru, você poderia me ensinar a viver a vida ?"


Guru Amar Das assentiu e lhe disse: "Deixe seu corpo e renasça em minha família. Quando puder venha à mim e eu te ensinarei como viver."


O yogi se despediu e, em obediência ao comando do Guru, colocou-se em meditação e deixou seu corpo. No seu devido tempo nasce o neto do Guru Amar Das, que, ao saber do nascimento da criança, logo sabia que a alma daquele yogi tinha renascido. O Guru pediu ao seu filho que lhe trouxesse o neto e assim que o viu compôs um poema, o Anand Sahib, e cantou em voz alta. Batizando seu neto de Anand.


Por isso o Anand Sahib, constituído de 40 pauris, é considerado a resposta do Guru a todos que queiram aprender a viver suas vida. Cada pauri, ou verso, deste Shabd é uma lição essencial, passo a passo, para o aprendizado sobre como conduzir nossas vidas. Primeiro pauri contem as lições para o primeiro ano de vida, e assim sucessivamente até o quadragésimo ano.


Sendo as lições aprendidas, ano após ano, a pessoa pode desenvolver a sua personalidade de uma forma muito espiritual e consciente. A mente torna-se bem treinada para apoiar a realidade da alma em meio ao cotidiano. De modo semelhante, ler e entoar este Shabd nos faz mais aptos a conduzir nossas vidas em consciente e em paz.


Raag Raamkalee do Terceiro Canal de Luz, Anand ~ A Canção do Extase:


Uma única Força cria. Compreendida pela Graça do Verdadeiro Guru:

Estou em êxtase, Ó minha mãe, porque encontrei o Verdadeiro Guru.

Eu o encontrei e minha mente vibra com a canção de êxtase.

Uma melodia rica com suas harmonias celestiais recitam a Palavra do Shabd

Deus habita dentro das mentes daqueles que entoam o Shabd,

Diz Nanak, Eu estou em êxtase porque encontrei meu Verdadeiro Guru.


raamkalee mehlaa 3 anand

ik-oNkaar satgur parsaad.

anand bha-i-aa mayree maa-ay satguroo mai paa-i-aa.

satgur ta paa-i-aa sahj saytee man vajee-aa vaaDhaa-ee-aa.

raag ratan parvaar paree-aa sabad gaavan aa-ee-aa.

sabdo ta gaavhu haree kayraa man jinee vasaa-i-aa.

kahai naanak anand ho-aa satguroo mai paa-i-aa.



Wahe Guru, Sat Nam.

(adaptado do texto de Ek Ong Kaur, publicado no Sikhnet.com)


Belo Horizonte, 21 de Maio de 2014.

Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page