top of page

Existe um papel político de um Sikh?

Por Gurusangat Kaur Khalsa,

Em 2 de outubro de 2018


Um Sikh é antes de mais nada um ser humano com responsabilidades civis e políticas como qualquer outro ser humano, seja ele católico, espírita, judeu, muçulmano, evangélico etc. O que faz um Sikh ser Sikh são os votos dhármicos que assumimos, nos obrigando algumas coisas bem difíceis e, ao mesmo tempo, muito interessantes.


Primeiro, nos levantamos nas horas ambrosiais para meditar porque isso nos deixa com a mente clara e silenciosa para enfrentar o dia e todos os seus desafios. Segundo, ganhamos nosso dinheiro de forma honesta e justa, e isso nos liberta da negatividade oriunda da expropriação, da corrupção e de obter vantagens pessoais sobre outras pessoas e instituições. Terceiro, nós compartilhamos o que temos com todos que precisam, independentemente de serem Sikhs ou não, e isso nos liberta do jugo da mesquinhez e do auto-protecionismo. Quarto, aqueles Sikhs que se tornam Khalsa têm ainda um compromisso mais desafiador! Nós nos comprometemos a defender os direitos humanos fundamentais daquelas pessoas, seja qual for o extrato social e econômico, que estejam sendo submetidas ao jugo da opressão, da discriminação e da violência.


Antes de mais nada e acima de tudo, um Sikh é um ser humano que rendeu sua cabeça e se compromete a viver uma vida em que seu suor e seus recursos serão entregues para que todos os seres deste planeta prosperem e vivam de forma digna. Agora, me diz aí: existe um papel político de um Sikh?

Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page