KUNDALINI YOGA AGORA E SEMPRE:

posicionamento Abaky frente às revelações de conduta do Yogi Bhajan

O Kundalini Yoga tocou nossas vidas de maneira inegável, e tocou a vida de todos que receberam dos professores o toque desses Ensinamentos. Diante dos grandes desafios da comunidade global de Kundalini Yoga, muitos de nós se perguntam: como levaremos adiante essa prática dinâmica e poderosa?

 

No início deste ano, foram feitas alegações de má conduta sexual por parte do Yogi Bhajan, e de abuso de poder em seu papel de Professor Espiritual. Dada a natureza preocupante dessas alegações, as organizações KRI, 3HO e Sikh Dharma Internacional reconheceram a necessidade de investigá-las com transparência e independência. Uma organização independente chamada An Olive Branch foi contratada para investigar a fundo a situação. A entrega do relatório final foi estimada para o final de julho, mas devido ao número de pessoas que participam da investigação (quase 300), o relatório agora deve ser divulgado no início de agosto.

 

A Abaky se posicionou desde o início em total apoio às investigações e às mulheres que ergueram suas vozes corajosamente contra tais abusos. Atualmente, já não dizemos mais “alegações” contra Yogi Bhajan, mas sim revelações de sua conduta. Nosso coração está com cada indivíduo afetado e principalmente com as mulheres, porque não duvidamos de suas palavras!

 

Em meio a todo esse doloroso processo, nós queremos criar um espaço seguro de diálogo e de cura à medida que avançamos na construção de mais um capítulo da história do Kundalini Yoga. A despeito dos desafios que para muitos parecem intransponíveis ao imaginar o Yogi Bhajan ferindo o código de conduta do professor, queremos nos lembrar que os Ensinamentos são nossos, foram entregues a nós, e nós deveremos cuidar desta preciosidade com determinação, pois eles podem servir a milhares de pessoas daqui para frente.

 

Certamente, não teremos a presença virtual de um Mestre no front desta jornada. Agora ela está nas nossas mãos, o que apenas confirma o pressuposto dos tempos aquarianos: toda liderança deve ser horizontal, circular, coletiva e com valores femininos (proteção à vida, respeito, amor, etc.).

 

Não podemos negar a dor profunda e a decepção que nos assola quanto à má conduta do Yogi Bhajan. Não há nada que possamos falar em sua defesa neste momento. Mas podemos nos lembrar que ele próprio pedia com todas as letras que não o amássemos, mas que amássemos os Ensinamentos. Parecia mais uma de suas profecias que se tornariam verdade.

 

Talvez você esteja se fazendo várias perguntas importantes, assim como muitos de nós fomos agora forçados a nos fazer. “É possível que Yogi Bhajan tenha feito coisas terríveis e que, ainda assim, o Kundalini Yoga funcione?” “Você confia na sua prática apenas porque confiava nele?" “Podemos continuar acreditando em nossa prática por causa de nossa própria experiência com ela e como ela transformou nossas vidas?”

 

A Abaky espera uma mudança radical das organizações

A Abaky foi pioneira na criação de num modelo de liderança horizontal e se empenha no apoio incondicional às causas da defesa das liberdades individuais, dos direitos humanos, da luta antirracista, da diversidade sexual e das comunidades situadas às margens da sociedade. Nós nos tornamos uma referência de comunidade aquariana muito importante para muitos no mundo. Agora nosso posicionamento e reflexão se torna ainda mais importante.

 

As organizações como 3HO e KRI que lidam diretamente com a formação de professores de Kundalini Yoga e com comunidades de Kundalini Yoga estão se abrindo para uma transformação completa, que visa mais transparência, mais horizontalidade e comunhão desses valores tão caros à Abaky. Elas estão investidas em realizar uma investigação séria em suas instituições. Essas organizações se abrem para conversas corajosas para a libertação da devoção cega à figura do Professor Espiritual, antes focada no Yogi Bhajan, para uma devoção ao divino, ao yogi, ao sagrado dentro de cada pessoa. Acreditamos que nossa sangat pode colaborar muito com esse processo, como por exemplo nosso trabalho “yoga e negritude”, único no mundo, tanto tem feito.

 

A Abaky apoia e se junta a essas instituições em seus propósitos, muito alinhados aos nossos, de:

 

● Não negar os fatos e as dores do passado;

● Tolerância zero para comportamento abusivo, seja por Yogi Bhajan ou por qualquer pessoa em posição de autoridade;

● Inclusão de todas as vozes na criação de uma visão para o futuro;

● Acolhimento de cada pergunta ou preocupação em um espaço seguro de escuta;

● Inclusão, segurança e equidade para negros, indígenas, mulheres e indivíduos LGBTQ+.

 

Quando o relatório da AOB (An Olive Branch) for publicado, marcaremos um encontro virtual para processarmos juntos todas as revelações e nos prepararmos para auxiliar cada amigo, cada aluno e cada membro de nossa comunidade.

SUA MAIOR FORÇA É O AMOR

SOBRE NÓS

A Associação Brasileira dos Amigos de Kundalini Yoga, filiada à Fundação 3HO, tem por propósito divulgar a tecnologia e os ensinamentos do Kundalini Yoga e do Shabad Guru no Brasil, servindo a todos na busca da excelência e da manifestação de seu ser original, criativo, livre e digno.

LOCALIZAÇÃO

Rua Yvon Magalhães Pinto, 511

São Bento .  Belo Horizonte

MG . 30350-560 . Brasil

Telefone: (31) 3090-5508 

secretaria@abaky.org.br 

CONECTE-SE

© 2018 por Abaky.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • SoundCloud - White Circle