top of page

Tutorial: encontrando shabads e mantras

Aqui vai um post-tutorial para quem não sabe onde e como encontrar as "letras" (as transliterações) de shabads e mantras.


A primeira dica é: quando o mantra ou shabad é mais conhecido, isto é, mais frequentemente usado nas aulas e meditações de Kundalini Yoga, é provável que ele seja facilmente encontrado numa biblioteca de mantras do site Spirit Voyage – que é também uma loja e uma produtora musical de muitos cantores dessa tradição.


Essa biblioteca chama-se Mantrapedia e você pode acessá-la aqui:


Entrando na página, você pode navegar pelas iniciais de cada mantra ou shabad. Se você quer, por exemplo, o Narayan Shabad, navegue pelo índice de letras na lateral esquerda.


Clicando sobre o nome do shabad, você encontra lá a romanização (isto é, a transcrição do gurmukh para uma forma que seja possível de falantes de línguas latinas lerem), a tradução e uma breve explicação sobre os efeitos e/ou a história do shabad ou mantra.


Perceba que acima da transliteração, há as abas "mantra", "downloads" e "cds". Naveguando por elas, você tem a possibilidade de escutar as versões desse shabad, cantado pelos músicos que a Spirit Voyage agencia.


Outra via possível é a biblioteca de músicas do Sikhnet, que você encontra aqui:




Role a página para baixo até você encontrar esse pequeno formulário:

Na primeira caixa, há as opções "contains any words", "is equal to", "contains" etc. Começar pelo "starts with" é mais fácil.

Na caixinha logo abaixo, você já pode inserir as primeiras palavras do shabad ou mantra e, logo em seguida, clicar em "search".

No resultado da busca, você encontra várias versões para escutar. E algumas delas estão disponíveis para baixar. Basta clicar no seguinte ícone:








Clicando sobre o nome de uma das versões, abre-se outra página com mais informações. Você tem acesso tanto a outras versões do mesmo shabad ou mantra quando às seguintes informações:

Clicando sobre "print this shabad", você terá acesso ao shabad escrito em gurmuk e traduzido. Para aparecer a transliteração, clique no menu à esquerda, na opção "Translations and Fonts", e então em "Transliteration".


Pronto.


Se você não achar em uma biblioteca, certamente você achará em outra. Na biblioteca Gurbani Media Center do Sikhnet, você tem acesso a diversas gravações, muitas delas por jethas (grupos) de sikhs indianos e britânicos, disponíveis para download.


Você também pode baixar o aplicativo no seu celular. Na loja de apps do seu celular, digite Gurbani Media Center. O ícone é esse aqui:



Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page