[GSK] Guru Gobind Singh Ji

por Gurusangat Kaur Khalsa


Guru Gobind Singh nasceu com o propósito divino de eliminar a tirania e preservar a solidariedade em uma sociedade pluralista aberta a todos os povos. Sua vida é um ode espetacular à liberdade e a prova da transformação social mesmo numa cultura ortodoxa como a Hindu, sob o jugo de um imperador mongol, impiedoso e fanático, de nome Aurangazeb.


Aos 9 anos de idade, quando seu pai, Guru Tegh Bahadur Sahib Ji, foi brutalmente assassinado por defender o direito religioso dos hindus, Guru Gobind Singh logo entendeu que o adversário pretendia riscar do mapa o Legado do Guru Nanak para a humanidade. E este legado que é o de criar e manter uma sociedade livre, igualitária e sem discriminação.


Numa Índia fustigada pela ignorância, superstição e medo, ele colocou em prática o modelo idealizado por Guru Nanak e o implementou numa cidade chamada Anandpur Sahib, onde as artes, a educação e os estudos serviam a todos: homens e mulheres sem qualquer diferença. Em sua corte, 52 poetas de várias nacionalidades foram contratados para despertar a sensibilidade inerente a todo ser humano e a explorar, deste modo, o potencial criativo em cada um. Para ele, “o ser humano é o ponto de interação entre o sensível e o espírito, onde os dois grandes ritmos desta tensão cósmica se encontram e interagem. O ser humano é a consciência e o valor do Universo”.


Guru Gobind Singh é o maior herói da história da Índia. Ele tinha uma charme magnético que transformava um pássaro ordinário em um falcão, e sua bondade era também legendária. As pontas de suas flechas eram cobertas com ouro, pois caso ele tivesse que lança-las em seus oponentes, suas famílias teriam como se manter.


O guerreiro do cavalo azul, o Senhor do Falcão Branco, o Rei que vestia plumas, Guru Gobind Singh era um homem profundo, vigoroso, generoso e cheio de fé. Sua presença instilava e exaltava o espírito – chardi kala –, e fazia com que o mais simples mercador, ou agricultor, ou a mais simples dona de casa, se imbuíssem da grandeza de seus espíritos e adquirissem uma força sobre-humana. Ele era também um estudioso e filósofo. Sua obra literária – escrita em 4 diversas línguas, as quais dominava profundamente –, tornou-se um veículo de regeneração e cura de um povo deprimido e humilhado.


Na história da civilização, Guru Gobind Singh exerceu um papel crucial e nos deixou um legado de como um santo-guerreiro pode lutar contra a tirania monstruosa no mundo e ainda sim permanecer sereno e confiante nos desígnios divinos.


Estudar o Jaap Sahib, poema composto quando ele tinha apenas 16 anos, nos dá a medida de sua arte, sua visão e sua fé inabalável em um Deus que é a alma humana. O potencial libertador de sua arte está no fato de reconhecer uma unidade entre todos e tudo, independente de qualquer limite social, cultural ou político. Jaap Sahib é um Shabd que invoca o espirito divino dentro de tudo, porém, não através da vertigem de uma recitação mecânica, mas pela prodigiosa presença do verbo que convoca à ação! O Deus da ação.

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags  
SOBRE NÓS

A Associação Brasileira dos Amigos de Kundalini Yoga, filiada à Fundação 3HO, tem por propósito divulgar a tecnologia e os ensinamentos do Kundalini Yoga e do Shabad Guru no Brasil, servindo a todos na busca da excelência e da manifestação de seu ser original, criativo, livre e digno.

LOCALIZAÇÃO

Rua Yvon Magalhães Pinto, 511

São Bento .  Belo Horizonte

MG . 30350-560 . Brasil

Telefone: (31) 3090-5508 

secretaria@abaky.org.br 

CONECTE-SE

© 2018 por Abaky.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • SoundCloud - White Circle