top of page

[GSK] Você em tudo

por Gurusangat Kaur Khalsa


(Fim da serie sobre Anand Sahib, o Shabd da Alma, dos arquivos do Sikhnet)


Você pode acompanhar nesta página o restante da tradução do Anand Sahib, e assim compreender mais profundamente este importante mapa da realidade humana. No total, este Shabd contém 40 pauris (passos), e Siri Singh Sahib Yogi Bhajan considerava os cinco primeiros a essência suprema de todo o poema. No primeiro pauri, o mapa norteia para o território da consciência, o professor. Encontrar o professor marca o fim de muita perambulação em vão. No segundo pauri, a mente inicia seu treinamento, aprendendo a se ver como parte de tudo. No terceiro, a abundância da Alma e o poder da força do espírito são descritos. Este território pertence a uma realidade além daquela do ego, e conduz para a profusa morada da alma, onde o som primal é tocado para segurança. No quarto pauri, uma realidade espetacular é descrita: a força do espírito não é privilégio de alguns. O Espírito é parte de tudo e vive em cada identidade. Neste pauri, somos conduzidos às terras onde intrigas mentais são dissolvidas liberando de nós grande tensão. Nós aprendemos a respeitar tudo com o auxílio do som que guia, o Shabd Guru. No quinto pauri, o segredo é revelado – o Som Sagrado, o Panch Shabd, Sa Ta Na Ma, ao ser entoado cria o ambiente divino e sagrado da alma em tudo, a inocência é novamente abraçada e a vida flui sem dor.


Mestre da Realidade Última, o que não viveria dentro de sua casa? Sua casa é completa. O que nos é dado é recebido. Permanecendo sempre num estado de admiração e apreciação por tudo que existe, seu Espírito se eleva dentro de nós e se torna nossa identidade viva. Quando seu Espírito em nós se torna nossa identidade ativa, então por onde andamos, em tudo que fazemos, ouvimos o Som que nos guia para casa. Mestre da Realidade Última, o que não existiria dentro de sua casa? (3)


Na dimensão da Realidade Última, seu Espírito vive em cada identidade. Esta verdade se tornou meu alimento. Na dimensão da Realidade Última, seu Espírito vive em cada identidade. Esta verdade me alimenta. Desta forma, toda fome e insatisfação desaparecem. Tranquilidade e paz passam a residir na minha própria mente. Todos meus desejos são satisfeitos pela presença desta Força. Que eu ofereça continuamente meu ser inteiro em serviço ao Professor que me leva da ignorância de minha mente para a luz da minha Divindade intrínseca. Através deste Professor todas as coisas importantes acontecem. Diz Nanak, escute vocês que vivem por sua pureza, disciplina e graça: guardem isso, amados – o Som Corrente corta as algemas do ego na mente. Na dimensão da Realidade Última, seu Espírito vive em cada identidade. Esta verdade tornou-se meu alimento. (4)


Onde os cinco Sons Sagrado do Panch Shabd tocam (sa-ta-na-ma), aquela casa torna-se auspiciosa. Qualquer casa que adote o Som Corrente, tocando-o artisticamente e com poder, tal casa torna-se uma casa auspiciosa. Através destes cinco Sons Sagrado, Você, Ó Divino Ser, nos auxilia no controle das cinco paixões e na superação da ilusão sedutora da morte. No começo dos tempos já havia sido decidido quando e como o Som Corrente, que corta o ego, deveria ser encontrado. E quando este momento chega, nós nos tornamos um contigo dentro de nós. Nanak diz, então, dentro de tais casas, uma profunda e relaxante calma irrompe. E você, Ó amor, toca o Som Silencioso, o som além de todos os sons, e causa e efeito cessam e a vida desdobra-se naturalmente sem uma única palavra. (5)


Wahe Guru. Belo Horizonte, 10 de setembro de 2014.

Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page