top of page

[GSK] União com o sem fim

por Gurusangat Kaur Khalsa


A riqueza do Kundalini Yoga vai além, muito além, do rico manancial de poses e respirações. Um dos recursos mais espetaculares que temos para ajustar nossa inteligência aos desafios do meio e de nossas emoções e extrair soluções certeiras para nossos dilemas é o som.


Mas não é qualquer tipo de som que utilizamos, porque, claro, não seria qualquer tipo de som que nos possibilitaria experimentar esse grau de ajuste e conforto. Nós usamos um som denominado Naad e, por isso, dizemos que o Kundalini Yoga é também o Naad Yoga.


A melhor maneira de entendermos esse som único seria compreender o que é o Naad Yoga.

Naad Yoga é um caminho para a realização da vibração essencial, a qual é a fonte de tudo, através do uso do som em toda a sua variedade, para alcançar o equilíbrio entre alma, mente e corpo.


Através da "união" (yoga) entre você e esta vibração, a alma sentirá uma unidade ainda maior entre si mesma, o universo e a Fonte Criadora, e passará, a partir daí, a vibrar de modo muito mais amplo e profundo. Neste estado de conexão e vibração, a mente é lembrada de sua verdadeira origem, o que promove a liberação de muitas tensões e medos profundos que nos aprisionam em modelos superados de sobrevivência. Com a prática do Naad Yoga, abrimos espaço interno para o florescimento.


O Naad Yoga requer ouvir, entoar e se tornar sensível às variações sutis do som (ragas) que afetam as emoções e o corpo físico. A tradição musical do Sikh Dharma inclui uma forma sofisticada de Naad Yoga criado por Guru Nanak. A escritura sagrada Siri Guru Granth Sahib contém poemas escritos em 60 ragas, e cada Shabd é precedido da informação precisa de qual raga ele deve ser entoado, de modo a permitir uma maior penetração do som e das palavras no corpo e na mente. O entoar e tocar os poemas sagrados do Siri Guru Granth Sahib nas ragas indicadas é conhecido com Gurmat Sangeet, ou Kirtan, ou ainda Naad Yoga.


Quando ouvimos ou entoamos em Sangat, com os Ragis conduzindo os Shabds, criamos as condições ideais e mais puras para a experiência do Naad Yoga. Este processo orienta a mente através do labirinto de sensações e sentimentos em direção à consciência neutra da alma. Desta forma a alma se conecta na fonte de energia da verdade e do amor, e, através desta unidade, podemos experimentar a unicidade entre todas as coisas e superar nossos bloqueios e dúvidas.


Wahe Guru, Sat Nam.


Belo Horizonte, 4 de Fevereiro de 2014.

Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page