top of page

[GSK] Sistema neuromuscular e adoecimento mental

Aula ministrada por Gurusangat Kaur Khalsa no dia 10 de novembro de 2017.


[GSK abre a aula]


O kriya de hoje é para o sistema neuromuscular. Ele é muito bom. O Yogi Bhajan fala que esse kriya estimula a eliminação de toxinas e desenvolve uma coordenação muscular. É importantíssimo compreendermos que quando a gente tem um trabalho mental extenuante, ou quando a gente passa por um processo de estresse mental, a primeira coisa que desequilibra é o sistema neuromuscular. A entrada de muitas doenças cerebrais degenerativas acontece pelo desequilíbrio desse sistema. Uma das coisas que eu fazia sempre, quando estava muito ruim por causa desse vírus agora, era fazer a pose da árvore para ver se meu sistema nervoso e muscular estava em ordem ainda. Minha preocupação era muito mais o meu sistema neuromuscular do que o respiratório, porque este, mais cedo ou mais tarde, vai regular, mas o cérebro não. Ele exige um tempo muito maior. Então o Yogi Bhajan fala que o kriya trabalha o cérebro e é uma prática impressionantemente eficaz para manter-se sintonizado, especialmente se você está num momento de tomar decisões claras, rápidas e fazer manobras de situações delicadas.


É um kriya para o sistema nervoso, embora ele trabalhe tudo, e é muito importante se o seu trabalho te dá fadiga mental e, ao final do dia, você se sente esgotado. É um kriya simples. Longo, mas simples. Como tenho falado em muitas palestras, a doença número 1 hoje, que afeta a população, mais do que câncer, é doença mental.


O problema da doença mental é que a gente tem na cultura a história de que doença mental é a pessoa ficar doida. Enquanto a pessoa não ficou doida, ele não tem uma doença mental. Mas não é só isso, doença mental é quando indivíduo vai perdendo um tônus emocional. Ela se instala de maneira sorrateira, através da ansiedade e da depressão. Essa depressão não é a que você vai fechar a janela do quarto. Setenta por centro dos seus alunos estão em doença mental. É muita coisa. É uma situação alarmante. E a gente precisa falar sobre isso, porque vocês estão servindo a pessoas que estão precisando. Vocês mesmos estão precisando. Mas vocês têm recursos, e os alunos precisam de vocês. Lembrem-se disto: a doença mental é hoje o que era há trinta anos as doenças infectocontagiosas. Então nós estamos com o cérebro e a mente doentes. Todas as aulas de vocês, se vocês puderem levar o mínimo de dicas contra o adoecimento mental, seria fabuloso, independente de classe social.


O que seria o mínimo de conforto? Primeiro: que vocês estejam presentes se as pessoas quiserem conversar com vocês. Nós precisamos impedir que as taxas de suicídio aumentem. As pessoas estão realmente num ponto crítico. Você pode se fazer presente para o seu aluno, dizendo: "se precisar, eu estou aqui". Segunda coisa: muito importante na prevenção do adoecimento mental é grupo de apoio. Nas aulas de Kundalini Yoga, vocês podem colocar os alunos em grupos de três e introduzir algum tema para que eles conversem e criem um elo.


Vocês já repararam como é aula de Kundalini Yoga: os alunos fazem aula e vão embora. Eles não criam elos. Então o tema que vocês vão dar é sobre, por exemplo, o estresse, então, criar uma válvula de escape no tempo de uma hora e meia de aula faz uma diferença brutal para os alunos. Terceira coisa: o sistema nervoso requer uma reposição ideal de vitamina D. A maioria dos seus alunos não devem ter deficiência de vitamina B porque comem carne. Vocês podem ter deficiência, mas não eles. Mas a vitamina D é importantíssima para o sistema nervoso. Hoje a reposição dessa vitamina é muito simples. E vocês precisam estar atentos a qualquer sinal de ansiedade e depressão.


Total Balance Kriya, do livro Kriya


Meditação Para a Lei Divina, do livro Kriya.


O Yogi Bhajan fala para você prestar atenção porque realmente alguma coisa muda dentro da sua cabeça. Inspire, faça uma oração muito sua, essa é a meditação da lei divina. Nesse radar você pode projetar qualquer coisa para o seu destino.


May the long time sun shine...


[Transcrição: Sada Ram Kaur]

Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page