top of page

[GSK] Processando o mundo externo

Aula ministrada por Gurusangat Kaur Khalsa em 8 de setembro de 2017


[GSK abre a aula]


Hoje a aula é para o sistema glandular, para a circulação e para a mente meditativa, em outras palavras, a mente neutra. A mente neutra, do ponto de vista biológico, tem uma relação muito grande com o sistema glandular. Eu já falei com ênfase, acho que duas vezes nessa turma, que o sistema nervoso é o responsável por pegar o mundo de fora e colocar para dentro de nós. Se eu não tivesse o sistema nervoso, seria um autista. Então, o que o autista não tem é um processamento neurológico do mundo externo.


Quando nós produzimos um mundo externo, ao qual o Yogi Bhajan adorava chamar de Day Dream, quando você fica imaginando, fantasiando, criando esse mundo, o sistema nervoso o processa mais intensamente ainda. Então, digamos que uma pessoa imagina que está sendo perseguida. Ela vai realmente criar um estado de perseguição em que ela sente aquilo, como se aquilo fosse realmente verdade e não só isso, mas também com mais intensidade do que se aquilo fosse realmente verdadeiro. Você faz isso com qualquer coisa, você pode imaginar que está sendo perseguido, que tenha ganhado na loteria… Tanto a mente negativa, quanto a mente positiva podem produzir esse tipo de alucinação. A coisa mais difícil é uma pessoa compreender que ela está tendo uma alucinação, porque para ela isso é verdade, aquilo é real. Então aquilo é real para a pessoa. Só é alucinatório, então para você que está de fora, olhando aquilo, você sabe que não é real, mas não adianta você dizer para a pessoa que aquilo não é real. Ela não vai acreditar porque ela está vivendo aquilo.


Vocês são professores de Kundalini Yoga e precisam ter uma forma de fazer aquela pessoa compreender que ela está perdendo o controle sobre a capacidade de imaginar uma situação. Então isso é o sistema nervoso. Quando você põe o mundo externo para dentro, nada aconteceria se você não tivesse o sistema glandular. É ele que processa o mundo que a gente põe para dentro e devolve. Então o sistema glandular é a forma como você se apresenta no mundo, como nós expressamos as nossas preocupações, as nossas euforias, nosso estado de consciência; como nós expressamos ou a nossa mente positiva, ou negativa ou a mente neutra. E essa expressão é relativa, correspondente à forma como a gente processou o mundo pelo sistema nervoso.


No Kundalini Yoga, o sistema nervoso e glandular são inseparáveis, e essa aula é para ajustar essa duas projeções. E o que a gente quer é absorver o mundo com a mente meditativa, porque dessa forma não tem jeito de sua resposta glandular ser com a mente negativa ou positiva. Ela vai ser uma resposta ponderada. E a ponderação que a gente faz é que, quando você pega o mundo externo e ele entra em você, existe um momento que você não pode conter, que é a reação que vem primeiro. Então o mundo vai para dentro de você e você reage, você não processou com a mente neutra, você processou com a mente negativa ou positiva. Você criou a partir de um pequeno evento uma cadeia de sensações, de impressões e de conclusões. Se você está no controle, naquele momento, você precisa ponderar. Ponderar significa aplicar a mente, a inteligência. Falar: "bom, eu preciso saber se isso é real… como eu faço para saber se isso é real". Se tenho condições de olhar por outros ângulos, vou ponderar, mas se você não é capaz de ponderar, precisa buscar alguém que te ajude a fazer isso. E aí estão os psicólogos e amigos – se você realmente tiver amigos e não amigos de hábito. E não se esqueça do seu professor. Os amigos são o último recurso porque geralmente são falhos, pois são amigos de hábitos.


Aluno: Mas as amizades podem ser muito fortes, elas podem ser como o professor…


GSK: Estou para ver uma amizade assim… Vocês conhecem uma amizade assim? Elas são muito raras. Na cultura brasileira, as amizades são todas temperadas ao copo de cerveja, a uma taça de vinho. Então não existe amizade que converse francamente alcoolizada.


Aluno: E a questão é que os amigos também funcionam na mente positiva ou na negativa… É difícil você ter um amigo que funciona na mente neutra.


GSK: É muito difícil. Nós temos poucos bons amigos, se vocês tiverem bons amigos, guarde-os. Então vamos lá, vamos trabalhar.


Kriya para o sistema glandular, sistema circulatório e mente meditativa, do livro Kriya, página 83.


Meditação: "Acupuntura no cérebro".


É exatamente o que nós estamos precisando. Vocês vão pinçar o lobo da orelha direita com o polegar e eu indicador da mão direita. E a mão esquerda vai ficar no plexo solar, fazendo uma pressão suave. Inspirar pelo nariz e suavemente expirar pela boca em forma de canudinho. Vamos ficar um tempo assim, depois vamos desfazer a pose e vamos entoar o Sat Narayan.


O Yogi Bhajan fala sobre Sat Narayan. Ele diz que é o mais poderoso Asthanga Mantra, quer dizer, um mantra de oito partes que existe para limpar o inconsciente das impurezas do meio. Quando você está absorvendo o meio e obrigatoriamente você tem de responder ao meio, muitas vezes você coloca dentro de você um meio que não é pertinente, mas você não tem como solucionar. Nós estamos vivendo um momento muito difícil, então o processamento e a resposta que os outros estão dando estão indo para o meio. E a gente absorve essas respostas, estamos, assim, nos enchendo de muito lixo emocional, que nos ajuda a entrar no nosso Day Dream, na nossa fantasia. Sinto em mim algumas vezes que cheguei a um ponto em que as minhas fibras mais sutis estivessem por romper, parece que não cabe mais nada, nenhuma mentira, nenhum arranjo, mais nada. Nesses momentos, eu me recolho e faço três minutos de Sat Narayan. Tem que entoar. Sabe o que isso significa?


Sat Narayan, Narayan é Deus, uma forma de Durga, uma forma hindu de Deus, que coloca tudo à vista, que vai esbofetear em nome da Verdade, Sat. Sat Narayan significa então essa Entidade em nome da Verdade. E vai ser muito duro. E você fala: Waheguru, professor, me ajuda. Hari Narayan, Hari é um passado, já está em curso, não se apavore porque o processo já está em curso, então, o Sat Narayan rasga e escancara tudo, e o Hari Narayan diz calma, já está em curso, a solução já está em curso. Três minutos ou três vezes absolutamente presente. Limpa o subconsciente. E o Yogi Bhajan fala o seguinte: "essa oração é quando você se aperfeiçoa, nesse momento de absoluta necessidade. Com esse mantra, o eixo da Terra e dos céus se alinham em você, então você vira um fulcro, você resgata uma estabilidade e uma força". Mas tem de entoar, não é um mantra para fazer mentalmente. Caso vocês estejam precisando muito, desesperados, nós vamos fazer os três mantras que ele indica para esses tempos atuais, um é o Sat Narayan, o outro é o Ardas Bhaê e o outro é o Akal, Akal, Siri Akal. Então nós vamos experimentar, com essa acupuntura para o cérebro, nas próximas sextas-feiras, um trabalho para isso. No catálogo de meditações do Sat Nam Rasayan é a meditação NM0334.


May the long time sun shine upon


[Transcrição: Sada Ram Kaur]

Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page