top of page

[GSK] O subconsciente

por Gurusangat Kaur Khalsa


Aluno: O que significa subconsciente?

Gurusangat: O termo subconsciente já foi muito mais utilizado na psicologia do que se imagina. Ele foi introduzido pelo psiquiatra Pierre Janet e indicava os conteúdos presentes na mente, fora do alcance da consciência. Ele chegou, inclusive, a propor que os elementos presentes no subconsciente poderiam estar na origem da neurose. Freud também usou o termo, mas o abandonou rapidamente, substituindo-o por “inconsciente”.


Aluno: Essa seria a mesma interpretação dada pelo Kundalini Yoga?

Gurusangat: O Kundalini Yoga tem uma abordagem muito requintada sobre a mente. A mente é um sistema de processamento de todo o tipo de estímulo interno e externo, com uma comunicação direta com o sistema nervoso e hormonal. Ela é também um recurso de deslocamento no tempo e espaço mais rápido do que a própria luz, por esta razão, muito útil para dar vazão à criatividade e dar sentido à existência humana.


A mente é constituída de setores, por assim dizer, e estes setores têm uma relação direta com a função que ela deve exercer no ambiente da psique humana, o que influenciará o corpo físico e emocional.


Trabalhamos com a existência de três mentes operacionais – as Mentes Negativa, Positiva e Neutra. A primeira é um sistema de defesa psíquico, que reage a tudo que ameaça o individuo, fazendo-o buscar sempre proteção e segurança. A segunda é um sistema de busca de oportunidades, que reage sempre se movendo em direção à quimera de realização de forma impetuosa. A Mente Neutra recebe as informações das mentes Negativa e Positiva, avalia, discerne com base em propósitos amplos e com grande envergadura de escopo, geralmente ligados aos interesses da alma, e toma decisões. Se a pessoa fica polarizada entre as Mentes Negativas e Positivas, ela jamais terá condições de decidir com clareza. Todas as decisões tomadas sob a influência da Mente Negativa ou Positiva serão sempre limitadas e servirão apenas e exclusivamente às demandas do ego.


Aluno: Como saber se o interesse em questão é da alma ou do ego?

Gurusangat: Boa pergunta. Deixa eu dizer a você rapidamente, aliás, é uma excelente dica. Tudo aquilo que serve à alma dignifica você e o outro. Toda escolha que não traz dignidade a você são escolhas do ego. Tais escolhas trazem uma falsa experiência de conforto e segurança, de regra, imediatos. A longo prazo, entretanto, esse ganho se desmorona, resultando em dor e sofrimento. As decisões da alma são, às vezes, difíceis no início, mas com o tempo elas resultam em ganhos perenes e muito alívio.


Voltando ao tema do subconsciente então:

Tudo que é processado nas mentes polarizadas, Negativa ou Positiva, produzem um resíduo. Este resíduo tem forte apelo emocional e está basicamente ligado aos traumas e às dores profundas do nosso passado registrados em nossa psique. Essas impressões emitem sinais que causam a mente reagir de forma a proteger a pessoa. Esses sinais são de ordem emocional e ficam guardados na região do cérebro humano ligado ao processamento de emoções, chamado sistema límbico. Quando algo ameaçador surge, uma verdadeira operação de defesa entra em cena, e o ego domina o jogo buscando prazer, segurança e conforto imediatos. Assim, vamos criando um arsenal de recursos, intrigas, histórias que passamos a acreditar sinceramente para sobrevivermos. Chamamos isto de filtros. Eles filtram a realidade e nos passam uma imagem distorcida dela, e a partir da qual reagimos e agimos fundamentalmente guiados por uma apreensão míope.


Os filtros são nosso subconsciente. O subconsciente é o local em nossa psique onde todo o processamento emocional é guardado. Ele fica cheio de impurezas, que criam uma névoa que filtra a luz da realidade, fazendo com que enxerguemos aquilo que supomos estar acontecendo.


O subconsciente precisa ser limpo diariamente para que tenhamos mais clareza de visão, propósito e eficiência de ação. Ele é muito importante, pois na sua ausência, todo esse lixo cairia diretamente para a consciência. Sendo esse seu papel, muito parecido, aliás, com uma caixa de gordura da sua pia de cozinha, ele é fundamental para o ambiente de sua mente. Imagine o que acontece quando você não limpa sua caixa de gordura? O lixo volta!

No Kundalini Yoga, damos muita importância à limpeza do subconsciente e temos várias técnicas para isso. Uma das mais poderosas é o Tantra Yoga Branco, que promove uma profunda desobstrução destas impurezas.


Com o subconsciente mais limpo, quando processamos um evento, logo teremos a chance de ver através das névoas emocionais de nossos traumas e dores do passado. Poderemos conhecer melhor tais mecanismos e decidir não agir através de seus velhos impulsos. Quando fazemos isso, uma grande cura acontece. Aquele evento que tentou nos aprisionar perde força emocional sobre nós, e é arquivado para fora do Sistema Límbico, numa região denominada Córtex Cerebral. O Córtex é a região de registro de informações sem seu conteúdo emocional. Lá só se arquivam os fatos!


Desta maneira teremos clara noção do fato, poderemos relata-lo, mas não estaremos mais presas ao seu impacto emocional.


No Kundalini Yoga, as duas áreas mais importantes a serem trabalhadas no ser humano é o subconsciente, claro limpando-o e, o Córtex Cerebral, estimulando-o. Isso proporciona que mais e mais registros possam ser desarquivados da região emocional e registrados no córtex. O resultado disto é uma maior liberdade para usar nosso potencial emocional para nos impulsionar em direção à nossa criatividade e excelência, em lugar de reagir permanentemente a traumas e dramas do passado. É uma forma de libertação nobre e segura.


Wahe Guru, Sat Nam.

Belo Horizonte, 08 de Agosto de 2013.

Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page