[GSK] Luz total

Por Gurusangat Kaur Khalsa


Jai as-o chandaa ogaveh sooraj chareh hazaar Aitai chaanan hodiaa, gur bin ghor andhaar (Guru Nanak, SGG, p. 463)


Se centenas de luas despontassem e milhares de sois aparecessem, Mesmo com tamanha luz, haveria escuridão total sem a presença do Guru.


O professor é essencial porque ele é uma força motriz para o amadurecimento espiritual. O professor não é uma instituição que recolhe dinheiro dos outros e ensina truques espertos e atalhos sinuosos. O professor não é aquele que informa e entretém. Tão pouco é um intelectual, cheio de vícios, mal-arrumado, desengonçado e sem cuidados consigo mesmo. Alguns imaginam o professor como um clone que recita ensinamentos fundamentais e que pode passá-los aos outros.


Muitos se enganam e muito se engana sobre o professor.


O professor não é uma pessoa que ensina, tão pouco é alguém que sabe os ensinamentos. O professor é alguém que, ao viver os ensinamentos, nos ajuda a estabelecer objetivos e plataformas assim como a organizar nossas gunas, nossa matéria fundamental, para que possamos alcançar nosso destino. Sozinho a jornada torna-se longa e dolorosa porque a mente imatura se inebria com paixões e se joga, impulsivamente, atrás de prazeres fáceis e expande a dúvida quanto ao desconhecido.


O jogo das emoções cria traumas e dramas que confundem e dificultam a realização existencial. Muitos passam pela vida sem sequer notar a mediocridade de suas condições, outros percebem tudo em lampejos, mas logo se vestem de desculpas para acalmar suas mentes inseguras e frustradas, evitando encarar a realidade.


Mas há aqueles que encontram ajuda nas palavras e nos exemplos de mestres singulares, o que resulta numa libertação verdadeira. Nestes momentos, a mente, ainda que por alguns instantes apenas, se devassa com o amor do professor e se expande rompendo as barreiras habituais de segurança e conforto, alcançando uma nova condição em um novo território.

Ser professor é um sacrifício e também uma glória. Deus usa da língua e do coração de um professor para incidir a luz sobre a realidade, delineando seu contorno, seu sulco, sua profundeza e qualidade. É glorioso contemplar alguém que você serve tornar-se uma pessoa requintada e diferenciada, que busca qualidade na diversão, nos amigos, no amor. É maravilhoso ver o universo desaguar riquezas e bênçãos sobre esta pessoa. O sacrifício deste ofício reside no fato de se ter que conviver com a ignorância e, conseqüentemente, a dor daqueles que sucumbem ao escárnio da mente polarizada, que ascendeu ao intelecto, mas não à inteligência, e se afastou do espírito por medo daquele nada. Esta pessoa perde a elegância e a excelência, se contenta com o comum – gosto pobre, prazer pobre, relacionamentos pobres, e torna-se refém do hedonismo, ora divertida ora superficial e, muitas vezes, mesquinha.


O professor não é um super-herói, super-humano. Ele é um ser que guarda em si virtudes e fraquezas e corre o mesmo risco de qualquer outra pessoa. Porém, sua mente neutra é automática, garantindo o controle de seus impulsos. A expansão da sua consciência o ajuda a usar a força de suas emoções para inspirar e elevar. O professor precisa estar vigilante, pois o risco da mediocridade é grande demais para ser menosprezado. A força da imbecilidade só não é maior do que a força da consciência.


Um professor de verdade te sacode e te desperta através de olhares, de conversas, de intenções, de preces, de confronto, de dureza, de demandas, de sorrisos, de amor. O professor é luz total!


O professor te ampara para que você experimente tudo que quiser precisar, te abre para conhecer a si próprio, te auxilia no reconhecimento de suas fronteiras, e esta lá ao seu lado para te inspirar a estendê-las ainda mais. Ele é um Ser Humano que alcançou a maestria em medir a distância entre você e o seu destino.


Professores são sofisticados, eles não se satisfazem facilmente. Ele te serve do melhor e espera ver na sua face o brilho de quem prosperou e, no seu coração, o conforto de quem encontrou segurança.


Sua oração é que você siga uma vida digna e seja generoso. Ninguém prospera sem dignidade e generosidade. Ele também reza para que você evite a todo custo o lugar comum, pois nele reside o que há de mais mortífero para a criatividade humana.


Seu alerta é: o desafio da sua boa vida está em diferenciá-la da vida boa de muitos. Viva bem, cuide bem de quem te buscar em dor e confusão e seja feliz sendo você!


Wahe Guru, Sat Nam.

* Texto escrito em 26 de junho de 2004

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags  
SOBRE NÓS

A Associação Brasileira dos Amigos de Kundalini Yoga, filiada à Fundação 3HO, tem por propósito divulgar a tecnologia e os ensinamentos do Kundalini Yoga e do Shabad Guru no Brasil, servindo a todos na busca da excelência e da manifestação de seu ser original, criativo, livre e digno.

LOCALIZAÇÃO

Rua Yvon Magalhães Pinto, 511

São Bento .  Belo Horizonte

MG . 30350-560 . Brasil

Telefone: (31) 3090-5508 

secretaria@abaky.org.br 

CONECTE-SE

© 2018 por Abaky.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • SoundCloud - White Circle