top of page

[GSK] Experimentando a morte

Aula ministrada por Gurusangat Kaur Khalsa em 11 de outubro de 2019


[GSK abre a aula]


O tantra desse ano foi muito especial. O tema foi a morte. Morte no sentido de dissolução. Nessa dissolução, experimentamos a ausência da morte. O que importa no tantra, seja ele mais fácil ou difícil, é o resultado final. Nesse tantra foi produzida uma série de neurosubstâncias para contrapor a gravidade. O efeito foi um aumento do elemento éter e uma diminuição do elemento terra. Nessa experiência, o “departamento da reza”, como o Sat Nam Rasayan, em que as pessoas já estão mais no éter, fica ainda mais etérico.


Faremos hoje uma série de exercícios para equilibrar o cérebro. Certamente não foi o Yogi Bhajan que deu o nome dessa aula. Ele dava o kriya, mas não falava o nome. As pessoas lhe perguntavam para que servia, ele respondia, e as pessoas colocavam um nome. Os livros dessa época têm essa peculiaridade. Portanto, não devemos nos fiar muito no nome dado à aula. Nunca é demais repetir que um kriya entitulado “Para o Lobo Frontal”. Não deixa de trabalhar tudo, porque o sistema do Kundalini Yoga é um sistema de rede. Quando queremos trabalhar o tema do diabetes, por exemplo, o kriya não irá focar no pâncreas ou no fígado, mas em outro ponto da rede.


Kriya para equilibrar o cérebro, do Manual Kundalini Yoga para Juventude e Alegria


Quero dizer, por último, que é ultra importante mantermos nossa meditação pós tantra. Aqueles que não foram entendam também que, por 40 dias, esse é um campo que estará muito auspicioso. Se quiserem meditar, fazer uma sadhana especial nesse período, pode ser muito bom. Lembremos que o tema do tantra foi dissolução. Podemos colocar nesse campo tudo que desejamos que seja dissolvido, inclusive coisas que não são nossas. Mantenhamos esse espírito de dissolução. Estamos precisando dissolver muita coisa em nós mesmos e no meio. Para os bebês que estão chegando é incrível quando meditamos nesse tema. Favorece bastante essas almas, que estão fazendo um serviço imenso com as mães. Quando entramos no espírito da dissolução, muitos samskaras que aquelas almas teriam, que elas gostariam de dissolver e teriam dificuldade nisso, podem ser resolvidos nesse espaço meditativo.


"May the long time sun shine upon you…"


[Transcrição: Sada Ram Kaur]

[Edição: Nav Amrita Kaur]

Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page