top of page

[GSK] Crise? Me dá uma para viver!

por Gurusangat Kaur Khalsa


Nós do Kundalini Yoga apreciamos crises. E nós não reagimos à crise, porque não queremos criar uma crise ainda maior dentro de nós. Se há uma crise lá fora, aqui dentro é preciso que tudo esteja preparado, harmonizado e firme para enfrentar a batalha. Se a vida está de cabeça para baixo, eu preciso estar de cabeça para cima para corrigir o curso do meu movimento.


Nós enfrentamos uma crise com um senso diference de propósito e sentido. A melhor metáfora para explicar e dar vida a este conceito é a do Guerreiro Espiritual. O Guerreiro Espiritual vive sua história espiritual, que é aquela de um ser humano que age com bondade quando e onde nenhuma bondade é sequer merecida, esperada ou mesmo possível. Esta história de vida é tecida com atitudes de destemor, dignidade, presença e intuição.


Ao contrário disto, existem milhares de pessoas, aliás a maioria, que se tornam vítimas destas crises e carregam suas cicatrizes abertas, fazendo da jornada de suas vidas um percurso difícil e pesado. A dor que sentem em suas mentes tem consequências graves. Esta dor causa uma separação que é ainda mais insuportável, que é o afastamento delas de seus próprios espíritos.


As atitudes destes seres humanos são marcadas por um jogo de interesse que busca garantir segurança. Por isso, suas atitudes são pautadas pela ansiedade de ter que alcançar; pelo medo de ficarem sós ou abandonados; pela agressão ou fuga como defesa. Estas pessoas se sentem abusadas e querem que o outro, ou melhor, o mundo, lhe pague o que lhe foi retirado.


Esta trajetória é cheia de ilusão e frustração, o que resulta na criação de uma identidade irreal para lidar com a vida. De tanto a utilizar, ela se torna real, e elas envelhecem de forma amarga ou sem graça, não deixam legado algum de esperança para o mundo.


Para não cair nesta armadilha, a primeira lição do Guerreiro Espiritual é vencer a batalha de sua mente, em particular de suas intrigas e jogos, de modo treina-la para que ela sirva à sua consciência e não à rede de traumas registrada em seu subconsciente.


O Guerreiro Espiritual utiliza de sentimentos como coragem, bondade, compromisso, humor, curiosidade, gratidão, entusiasmo e amor por sua causa para viver e deixar viver.


Um aprendizado fundamental na vida desta pessoa é entender como sacrificar os limites auto-impostos, e se entregar aos desafios como se eles fosse uma delicatessen! É assim que suas identidades se fortalecem, e suas ações tornam-se cheias de vastidão e inteligência.


Eles alcançam uma clareza e discernimento que os habilita a se lembrar sempre das palavras do Professor:


“não existe nada que se possa obter sem doar. Equilíbrio é a realidade. É preciso se sacrificar para alcançar algo nobre. Cada vitória tem um preço. Cada derrota tem uma dor. Por isso, não deixe que seu ego atue desnecessariamente. O melhor é aceitar a Vontade de Deus, e entender que a Vontade de Deus é o melhor para todos, não necessariamente para você em particular. Se você sacrifica sua vontade pela Vontade de Deus, você apenas estará desejando o melhor para todos – este é o caminho para superar crises” (Yogi Bhajan)


O Guerreiro Espiritual aprende dia após dia a superar seus medos e desejo de controle, e principalmente , dissolver suas resistências às dinâmicas das polaridades e contradições que constituem a natureza própria da existência humana.


É por isso que se diz que a presença de tal pessoa cura e faz brotar a esperança no futuro!


Wahe Guru, Sat Nam.


SS Gurusangat Kaur Khalsa

Belo Horizonte, 20 de novembro de 2013.

Tags:

Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page