[GSK] Aplicando a consciência no tempo

Aula ministrada por Gurusangat Kaur Khalsa em 16 de setembro de 2016


[GSK abre a aula]


Hoje nós vamos fazer um kriya que é para o equilíbrio dos corpos sutis, mas não é aquele famoso que vocês conhecem e que trabalhamos na formação. Siri Sahib trabalha com ele quando fala dos corpos sutis. O Yogi Bhajan ensinou esse kriya pela primeira vez em 1975, é um trabalho muito antigo e o que ele dizia é muito importante, tem uma relevância muito grande hoje. Naquela época, os alunos dele eram muito jovens, tinham 25, 26, 27 anos. Ele não tinha alunos mais velhos do que isso. É a turma que começou. E nessa faixa etária, as pessoas não têm ainda experiência, não passaram pelo tempo e não tiveram suas experiências confirmadas ou descartadas. Não houve esse processo do amadurecimento frente ao tempo.


E esse kriya foi dado a eles com a seguinte história: se vocês vivem uma situação de dificuldade, de conflito, e se você tem certeza que você está certo, que você está do lado do que é justo, por favor se pergunte: o lado que para você é o lado justo é aquele em que a sua posição e a posição em que você acredita são uma coisa só? Se você acha que você está ajustado com aquilo que parece justo, de acordo com suas crenças, duvide um pouco de que aquilo que você está vendo como certo, seja o certo e espere o tempo. Aí o povo não entendia. E perguntava: Então se eu estou do lado dos ensinamentos, e eles são universais, eu acho que estou certo... Só que aí ele faz um parêntese: isso é uma outra coisa. Ficar do lado dos ensinamentos é onde vocês deveriam ficar, porque a primeira coisa que os ensinamentos fazem é te dar uma situação muito difícil, em que você, aparentemente estando do lado correto da história, se vê envolvido em uma trama em que tudo parece sucumbir. Pode ser uma situação de difamação ou uma polarização. Ele dizia então que esse kriya daria para nós um elemento importantíssimo, que é sustentar aquele conflito – não brigando –, levar aquela situação para o seu altar, aplicar nela o tempo e sobre o tempo aplicar a consciência. Lembrem-se dessa fórmula: aplicar na situação de conflito o tempo. O que ele está pedindo para a gente fazer? Aguardar. E aplicar no tempo a sua consciência. E você, sustentando aquela situação de conflito, aguardando no tempo e aplicando nela a sua consciência, ela se dissolveria. E a gente tem relato dessas pessoas que aguardaram realmente décadas para ver um caos resolvido.


E eu trago um caso clínico hoje meu. Os professores mais antigos, talvez aqui só o Siri Sahib e a Satjeet conheçam isso a fundo, sabem o fato de o quanto uma pessoa de determinada cidade no Brasil foi um problema. E tem uma pessoa lá que era muito difícil, resistente e tinha no altar dela um tiro ao alvo e no centro do alvo estava escrito Abaky e a Sadhana dela era todo dia de manhã mirar e ver se matava a Abaky. Era uma coisa muito sagrada para ela. E nós, o que fizemos? Nós nunca pedimos para sair do altar dela. Não adianta. Nós continuamos a fazer o que a gente tinha que fazer: aplicando a estratégia do Yogi Bhajan: aguardar o tempo e aplicar a a consciência. Foi o que a gente fez. Há uns três ou quatro anos, Belo Horizonte veio com uma proposta na Academia de a gente se juntar e fazer uma reunião do Brasil. Vocês podem imaginar que a gente balançou um pouco o altar dela, uma perna do altar dela caiu. Um ano depois disso, a própria Abaky sugere que a gente discuta como é que poderíamos apoiá-la. E ontem um milagre aconteceu - um pedido de colaboração! Vocês podem imaginar um negócio desses? Então a gente precisou de quantos anos? A Abaky foi fundada em 2004. Vocês precisam entender aqueles que colocam vocês no tiro ao alvo do altar deles. Vocês precisam compreender a psique dessas pessoas. Essa aula é para isso, para trabalhar os dez corpos, a fim de dar a vocês um corpo radiante tal que vocês são capazes de estremecer a dinâmica daqueles que querem te destruir. E simplesmente permanecer aguardando o tempo. Mas não é aguardar o tempo sacaneando o outro, não. Não é isso. Não se trata de você responder na mesma moeda. Trata-se de aguardar o tempo aplicando a consciência. E a consciência vai te levar a fazer coisas detestáveis. É um chamado para vocês fazerem coisas que não estão na lista das suas prioridades.


Quando você é convidado para fazer coisas que não estão na lista das suas prioridades, se você estiver na lista dos ensinamentos, você vai fazer. Se você não estiver, se você estiver do lado apenas das suas crenças, você vai descartar, obviamente. Há uma diferença muito grande entre aquilo que você crê e aquilo que você tem de fazer. O kriya é uma alavanca, mas vocês precisam de fato querer. Nós estamos com uma tecnologia trabalhando em sala de aula coisas que talvez só no novo milênio as pessoas vão compreender, mas a gente já pode experimentar. Afinal de contas, vocês já estão escrevendo para o Yogi Bhajan e ele vai responder (relativo ao Tantra Yoga Branco em SP no mês de Setembro). A gente tem de entrar nesse lugar onde eu quero convidar vocês para irem com essa aula. Vocês são capazes de repetir isso para si? Não repitam isso para seus alunos porque pode ficar confuso e vocês escorregam. Só conversem se vocês estiverem seguros. Cuidado com as confusões! Eu tenho um medo quando vocês falam assim: Gurusangat, você lembra que há tantos anos, você falou assim…? Eu penso: "isso nunca saiu da minha boca", mas o que eu posso fazer? Eu já não tenho propriedade de nada! Vamos começar.


Kriya: "To Total Balance", do livro Kriya, p. 31.

Meditação: [Mão direita sobre a esquerda, polegares se tocam. Mul Mantra]


Então, gente, aplicar o quê mesmo? O que vocês vão aplicar no tempo? A consciência e esperar. Essa ideia depois virou uma famosa frase do Yogi Bhajan sobre educação, que é muito bonita. Ele fala: ‘Educação não é aquilo que você ganha com o tempo. É aquilo que você aplica no tempo.’ Esse cara era demais!! Obrigada, gente!


May the long time sun...


[Transcrição: Sada Ram Kaur]

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags  
SOBRE NÓS

A Associação Brasileira dos Amigos de Kundalini Yoga, filiada à Fundação 3HO, tem por propósito divulgar a tecnologia e os ensinamentos do Kundalini Yoga e do Shabad Guru no Brasil, servindo a todos na busca da excelência e da manifestação de seu ser original, criativo, livre e digno.

LOCALIZAÇÃO

Rua Yvon Magalhães Pinto, 511

São Bento .  Belo Horizonte

MG . 30350-560 . Brasil

Telefone: (31) 3090-5508 

secretaria@abaky.org.br 

CONECTE-SE

© 2018 por Abaky.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • SoundCloud - White Circle