top of page

[GSK] Advento da Luz

por Gurusangat Kaur Khalsa


Advento significa chegada e não é incomum seu uso como fundação de algo. Estamos no tempo do Advento, que são justamente as quatro semanas que antecedem ao Natal. Este é um período que estabelece novas conexões para velhos significados. Neste período os católicos celebram tanto o nascimento de Jesus em Belém, quanto a sua partida no Dia do Juízo. Esta antiga tradição litúrgica oferece a chance de cada indivíduo se renovar na purificação como forma de preparo para receber aquele que está chegando – a consciência de Cristo.


É comum vermos uma coroa do advento. Ela é feita de ramos de abeto, com quatro velas que se ascendem uma após a outra nos quatro domingos do advento. A coroa é plena de simbolismo sagrado com grande aplicação à vida dos católicos: sua forma circular representa a eternidade, sua cor remete à esperança e vida. Quando aparece a fita vermelha nestas coroas, ela simboliza o amor de Deus pela humanidade e o amor daqueles que esperam pela vinda de Cristo.


Tendo sido Jesus judeu, e não havendo o Natal em sua Tradição, ele certamente comemorava o Hanukah. Este festival de luz dura de oito dias e começa na noite do 25º dia do mês Judeu de Kislev, que varia a cada ano, pois se relaciona com o calendário lunar. Nesta celebração judaica, comemora-se o triunfo da luz sobre a escuridão, da pureza sobre adulteração, e da espiritualidade sobre a materialidade. No coração desta celebração está o ascender das velas do Menorah (candelabro) no decorrer dos 8 dias.


Para os Hindus, o festival de luz se chama Divali e para os Sikhs, Bandi Chor Divas, ambos com significado semelhante. Sendo também de purificação, celebra-se a vitória da sabedoria sobre a ignorância, do bem contra mal e da esperança contra o desespero. Este festival acontece, como para os Judeus, segundo o calendário lunar, e geralmente incide entre os meses de outubro e novembro.


É inegável as emanações deste período do ano. É um tempo de alegria, porque algo promete se transformar, corrigir injustiças e restaurar a esperança. De toda esta ebulição de orações, e da dedicação sincera de muitos é que se torna importante sentarmos juntos e projetarmos uma forte oração, pois estamos todos sintonizados de alguma maneira na purificação e na luz.


Que sejamos capazes de restaurar a pureza dentro de nós e em nossa sociedade. Que estejamos decididos, com braços fortes e pernas que não hesitam, a proteger as plantas, as florestas e os animais, porque eles dependem de nossa compaixão. Que queiramos, acima de tudo, o bem a esta Terra e o bem a tudo e a todos e que nossa vida seja um exemplo deste sacro ofício.


Abençoada seja a Força que Cria, Deus em nossa forma de entender, que produz milagres em nossas vidas por meios que mal entendemos. Abençoados sejam estes milagres e seus dias e que eles possam tocar nossos antepassados e nosso futuro com a mesma intensidade em sua luz divina.


Que jamais esqueçamos de ti nos dias que inauguramos a partir deste momento.


Wahe Guru, Sat Nam.


Belo Horizonte, 18 de dezembro de 2014.

Tags:

Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page