[GSK] 8,4 milhões de vida!

por Gurusangat Kaur Khalsa


A trajetória de nossa alma é longa. Do momento que fomos projetados pelo sopro incognoscível do Infinito ao colo duro e atraente da vida na Terra muito aconteceu.


A alma, essa projeção concreta de Deus, viajou por 8,4 milhões de experiências para alcançar a forma humana. Assim está escrito em várias tradições, inclusive no Siri Guru Granth. Não é, portanto, de se admirar que o Guru Arjan, ao criar o projeto arquitetônico do Golden Temple, o tenha feito com uma ponte que liga o mundo das perambulações e emoções ao centro do coração (o templo em si), através da qual se caminha, em média, 84 passos. Cada passo exponenciado à grandeza de um milhão de vidas.


A alma inaugura-se no firmamento terrestre como partícula dura, mineral. Nesta forma, ela não se comunica, sequer se manifesta. Apenas se entrega ao jogo infinito da vida, na espera paciente do tempo, para que com a Graça de Deus, ela seja incorporada, após dissolvida de alguma maneira, nos tecidos tênues, delicados e comunicativos dos vegetais.


Como vegetal, ela não vegeta! Neste reino, surgem as primeiras formas vívidas de comunicação com o meio e com os seres mais altos na escala evolutiva. Dentro de uma planta, a alma pode se manifestar através da psique daquele ser. Ela responde, mas ainda totalmente presa na forma com que o vegetal responde ao meio. Se este é hostil, ela com o tempo sucumbe. Se minimamente adequado, ela responde com exponencial amor e vida. A vida insiste em viver a partir do reino vegetal.


Não sabemos como exatamente esta passagem é feita, mas uma coisa sabemos, com a Graça do Arquiteto do Universo, o momento chega em que aquela alma experimenta a vida animal. Um grau de liberdade e interação maior é adquirido. Porém, as algemas ainda são colocadas, o que impede a alma de se comunicar com a mente de forma a criar um pequeno espaço de liberdade para que esta se manifeste em sua forma original. O animal, embora mais solto para fazer escolhas, ainda se prende às condições do meio. Ele ainda depende totalmente da benevolência e do amor dos seres mais evoluídos.


Quando a alma, após incansáveis 8,4 milhões de vidas e mortes, consegue mérito suficiente para experimentar a vida humana, já não era sem tempo!


No espaço sagrado da constituição física e psíquica humana, a alma pode finalmente se libertar do grilhão que lhe tolheu a liberdade durante todo o tempo despendido nas formas anteriores, e agora ganha acesso privilegiado à consciência humana.


Porém, muito há de ser feito para que o ser humano consiga entender sua jornada e superar os arquivos que conforma seu comportamento, para que os instintos puramente animais sejam domados, e o medo e a insegurança superados.


A conversa entre alma e psique é notória, marcada por conflitos e crises. Sem elas jamais teremos a chance de olhar bem fundo para dentro e alcançar a dimensão e potencial de nossa vida enquanto seres humanos. É nesta relação que desvendamos nosso destino e finalmente conseguimos existir para além dos condicionamentos impostos pela biologia e pela cultura.


Quando a alma é escutada, nascemos de novo para uma vida criativa, autentica e livre!


A alma torna-se o guia, e a primeira lição a ser aprendida é: “o relacionamento tem um compromisso, e o compromisso tem um relacionamento”, como disse Yogi Bhajan.


Fique ligado para essa conversa na próxima semana... Até lá, paz em tudo e por tudo.


Wahe Guru.

Belo Horizonte, 7 de Agosto de 2014.a

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags  
SOBRE NÓS

A Associação Brasileira dos Amigos de Kundalini Yoga, filiada à Fundação 3HO, tem por propósito divulgar a tecnologia e os ensinamentos do Kundalini Yoga e do Shabad Guru no Brasil, servindo a todos na busca da excelência e da manifestação de seu ser original, criativo, livre e digno.

LOCALIZAÇÃO

Rua Yvon Magalhães Pinto, 511

São Bento .  Belo Horizonte

MG . 30350-560 . Brasil

Telefone: (31) 3090-5508 

secretaria@abaky.org.br 

CONECTE-SE

© 2018 por Abaky.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • SoundCloud - White Circle