top of page

Gongo Terapêutico – Entrevista com Sat Sunder

Por Patwant Kaur, do site www.suni-ai.com

”Aquele que toca o gongo toca o universo” – Yogi Bhajan Como a frequência desse instrumento atua no ser humano?

O gongo reproduz todos os sons que já foram criados. O corpo físico é pura energia e quando temos a benção de receber o som do gongo, isto nos leva a um oceano onde podemos nos organizar por completo.

Como o gongo atua no processo de limpeza e cura na psique humana?

O gongo permite uma reconexão da pessoa com a sua própria origem. Ele faz um trabalho de ajuste celular e isto ajuda desencadear um longo processo de reorganização que afeta o corpo, a mente e espírito. Esta conexão permite que a pessoa acesse algo que está além dela mesma e de seus condicionamentos.

A frequência do gongo pode despertar reações diversas que variam de pessoa para pessoa. Uns choram, outros sentem irritabilidade, raiva. Por quê?

Cada experiência é muito pessoal. É como se o som ajudasse a trazer à tona um lixo a ser processado, mas a pessoa não deve se apegar ao lixo exatamente. Essas reações são oportunidades para a liberação e limpeza.

Como um professor deve usar o gongo para servir?

É primordial a reverência pela força que o gongo tem. Um professor também deve estudar e estar preparado, mas ele nunca deve se esquecer que o serviço ao público deve prevalecer acima de qualquer coisa. Um professor precisa se entregar à corrente dourada dos professores que o antecederam para guia-lo nesse processo. A característica principal necessária é a humildade.

Como o som do gongo pode ser usado para públicos específicos: idosos, crianças, portadores de necessidades especiais e gestantes?

Para esses públicos o tocador do gongo deve se especializar. Existe uma estrada longa que exige treino e conhecimento. Essa trajetória exige uma sensibilidade fora do comum, existem protocolos específicos. A pessoa precisa ter muita responsabilidade para direcionar a frequência do instrumento a esses públicos.

Aqui no Brasil o gongo tem ganhado adeptos. Que recomendação você daria para um leigo que deseja conhecer o instrumento?

A pessoa deve buscar um centro de ioga e um tocador responsável de Gongo. Alguém que de preferência tenha feito um curso de formação. Para receber os benefícios desse instrumento a pessoa deve passar por sua própria experiência, pois apenas por meio dela, será possível acessar conteúdos individuais e de maior entendimento das próprias emoções.

Sat Sunder é professor de Kundalini Yoga e mora em Belo Horizonte – MG. Ele dá cursos de formação de Gongo em todo o Brasil. Para mais informações sobre o seu trabalho acessse: gongoky.com.br.

•Conteúdo disponível em www.suni-ai.com.br

Tags:

Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page