top of page

Entrevista com Shanti Kaur e Ravi Kaur

Neste último fim de semana, nos dias 13 e 14 de julho de 2013, tivemos um curso intensivo com a presença das norte-americanas Shanti Kaur Khalsa e Ravi Kaur Khalsa. Estudamos o Jaap Sahib, shabad composto por Guru Gobind Singh. O curso “Jaap Sahib – a canção do Santo Guerreiro” abordou aspectos da vida do décimo Guru, bem como o treinamento prático da recitação deste shabad, seu efeito sobre o corpo radiante, o corpo físico e a mente. Durante o curso também entramos em contato com a história da instituição dos Khalsa e com as inspiradoras histórias de devoção e força espiritual contra tirania e opressão relacionadas à vida deste homem que viveu no final do século XVII e início do século XVIII, na Índia, resistindo bravamente contra a tomada de Anandpur Sahib.


Na ocasião do curso, tivemos a oportunidade de entrevistar nossas queridas professoras Ravi Kaur e Shanti Kaur.


Ravi Kaur Khalsa é diretora-executiva do Sikh Dharma Internacional. Ela viaja para comunidades sikhs ao redor do mundo, compartilhando suas experiências e ensinando o estilo de vida sikh. Ela é um kirtani (toca kirtans – som sagrado) e tem representado a 3HO levando a Bhangra (dança oriunda da Índia matriarcal) por onde passa. É também uma estudiosa das canções e dos poemas do Guru Gobind Singh.


Shanti Kaur Khalsa fez parte da segurança pessoal de Yogi Bhajan. Ela é a vice-presidente da Akal Security. Seu trabalho no Sikh Dharma tem sido dedicado a jovens e adolescentes através de cursos e mentoring. Ela é uma ativa kirtani, especialista e historiadora da vida e obra do Guru Gobind Singh. Tem viajado ao redor do mundo compartilhando estes ensinamentos.


Diante do cenário de turbulência e transformação do que está vigente nos dias de hoje, o que, do legado de Guru Gobind Singh, poderia inspirar e sustentar as pessoas frente à todos esses desafios?


Shanti Kaur Khalsa: Nós conversamos um pouco sobre isso durante o curso. Eu penso que a pergunta colocada por um dos alunos foi esclarecedora nesse sentido. Vou dizer agora de uma forma diferente, e a pergunta dele foi: “Uma vez que estamos vivendo um momento de ativismo político, como você sabe internamente quando é a hora de lutar e quando é a hora de se entregar?”


Guru Gobind Singh foi um dos grandes ativistas políticos, porque ele se levantou contra grandes regimes tirânicos tendo como guerreiros apenas um bocado de pessoas. O Império Mongol dominou a Índia por 300 anos, de forma que ele se manifestou contra uma situação política muito fortemente estabelecida. Ele sabia que era o momento de agir. Por isso, ele deu aos sikhs muitas instruções para isso. Ele escreveu: “quando todos os meios pacíficos foram testados e fracassaram, então é certo e justo empunhar a espada”. Então, de qualquer situação que nós nos aproximemos, as lições de Guru Gobind Singh nos ensinam primeiro a explorar todos os meios pacíficos, porque as mudanças advindas por meios pacíficos são as melhores e as mais permanentes. E os sikhs demonstraram isso durante a revolução na Índia, quando eles obtiveram sua independência perante à Inglaterra. Os sikhs estiveram na linha de frente do protestos pacíficos, eles fizeram tantos sacrifícios que não havia outra opção senão a conquista da liberdade. A fala de Guru Gobind Singh foi posta a prova naquele momento e nós a usamos como nossa pedra de toque. Todos os meios pacíficos devem ser testados e devem falhar antes que nós empunhemos nossas espadas.


Outra coisa que Guru Gobind Singh nos mostra é que você deve primeiro se livrar de sua raiva e de sua ansiedade, neste momento de rápidas mudanças sociais… Essas rápidas mudanças sociais criam grande ansiedade e insegurança no seu próprio ser. Se você pode lidar com isso primeiro, sua liderança pode ser amplamente potencializada, suas ações terão intenções puras e você ficará mais satisfeito com os resultados advindo de suas ações. A tecnologia de Guru Gobind Singh é de purificar a si mesmo em primeiro lugar. E isso vai diretamente para a sua segunda pergunta {Como a prática do Jaap Sahib pode ajudar?} que é “Como fazer isso?”.


O Jaap Sahib é a tecnologia mais poderosa para conquistar/alcançar este tipo de purificação interna. Você pode ver a si mesmo como uma lâmpada de luz e em torno dessa lâmpada há todas essas camadas de finas membranas e essas camadas surgem de nossa experiência humana, talvez tenha sido um professor maldoso, palavras severas de sua mãe, a traição de um namorado… todas essas coisas criam camadas sobre nossas luzes interiores. O Jaap Sahib traz um processo de retirada de todas essas camadas, uma por uma. Este é um dos motivos pelos quais este curso pode ser difícil para as pessoas, porque nele elas atravessam esse processo de limpeza e essas membranas e camadas são retirados uma por uma. Então quão mais próximo você chegar da sua pura luz interior tão melhor você poderá contribuir para as mudanças sociais e para o ambiente em que você habita – de forma que você não termine com uma situação pior do que aquela de quando tudo começa.


Que episódio na vida do Guru Gobind Singh você gostaria de destacar e compartilhar conosco?


Shanti Kaur: Certamente nós conversamos tanto sobre a vida de Guru Gobind Singh neste fim de semana e ainda há muito o que ser falado; e cada aspecto da vida dele traz novas lições para nós. Para mim, entretanto, na minha vida em diferentes momentos aspectos distintos da vida do Guru Gobind Singh são destacados. Você descobre durante a vida que se você ler a respeito dos Guru Sikhs e sobre a vida de Guru Gobind Singh, você encontrará passagens que te ensinarão. O que eu posso dizer agora é o que está aparecendo como importante para mim neste momento: a habilidade de Guru Gobind Singh de ser, ao mesmo tempo, um líder vigoroso, um guerreiro destemido e um pai e marido extremamente amoroso. Nós comumente pensamos: ou macho man ou homem sensível. Este não é o caso. Com Guru Gobing Singh, são as duas coisas: você pode ser tão forte e vigoroso e tão delicado e amoroso que essas emoções e sentimentos não são opostos; na verdade, eles fazem parte do mesmo pacote. E nós podemos ser assim também. Você sabe, eu e Ravi somos mulheres e você vê muitas mulheres hoje em dia em posições de liderança. Você pode ser 100% feminina, aberta e amorosa e todos os aspectos da mulher e, ao mesmo tempo, forte, vigorosa, com liderança assertiva. Você pode ser ambas as coisas, sem que um lado se sobreponha ao outro. Isso é o que eu gostaria de tocar neste momento. Há tantos aspectos da vida de Guru Gobind Singh e depende tanto do que estamos falando para destacar uma coisa ou outra. Como eu vejo vocês duas [Hari Shabad e Jiwan Shakti], vocês duas são mulheres e estão enfrentando o começo de suas carreiras, como vocês se movem numa sociedade que é altamente competitiva em jornalismo sem perder a habilidade de serem femininas, sem perder a oportunidade desta encarnação como mulheres – a encarnação como mulher é a melhor que existe em minha opinião. Isto é o que eu amo a respeito de Guru Gobind Singh: ele nos dá o exemplo de como ser ambas as coisas e é totalmente ok ser ambos. Ser forte sem ser assustador. Ele disse: “Não tenha medo nem cause medo”. E para as mulheres nada é mais importante do que isso. Dê força, mas, ao mesmo tempo, ofereça compaixão. Desafie, mas dê suporte àqueles que são desafiados. Não seja só uma ou outra coisa, porque você pode se tornar menor se fizer isso. Isso se aplica para os homens também.


Temos visto um crescimento importante dos praticantes de Kundalini Yoga no Brasil. Se você pudesse falar a todos eles, qual seria a sua mensagem?

Ravi Kaur: Acredito que o que é mais inspirador a respeito da sangat de vocês é que vocês têm um senso para inspirar a todos, porque vocês todos trabalham juntos e vocês parecem todos muito unidos, não parece haver competições entre vocês e parece que todos e cada um estão trabalhando em prol do mesmo objetivo: que é espalhar, experimentar e compartilhar os ensinamentos. Eu considero isso muito estimulante e me tocou pessoalmente ao estar aqui e, por isso, eu diria: “mantenha! mantenha esse espírito. Continue compartilhando com todas as pessoas para que elas possam também aprender essa parte – uma parte bastante importante – de nossas comunidades que muitas pessoas perdem de vistas, que é viver juntos, vivermos um para o outro. Yogi Bhajan costumava dizer que é a nossa intenção que importa. Enquanto mantermos nossas intenções puras, tudo funciona, tudo flui. E é lindo como vocês podem ver a partir de sua própria comunidade. Pessoalmente, eu estou apaixonada pela comunidade de vocês.


Como foi a experiência de ensinar o Jaap Sahib para a sangat de Belo Horizonte?

Shanti Kaur: Eu tive uma impressão forte a respeito da comunidade de vocês. Vocês não têm professores que vieram da Índia, mas a comunidade de vocês é exatamente igual à comunidade nas quais ensinei ao redor do mundo – Malasia, Singapura, Canadá – que são profundamente influenciadas pela cultura de Punjab. Vocês têm uma certa quantidade de novos alunos de yoga, em seguida, vocês tem um grupo mediano composto de sikhs que estão no caminho espiritual e vocês tem outro grupo que é composto por pessoas que são 100% tocadas por Guru Gobind Singh. Esta é a mesma composição de outros grupos nos quais ensinei. Então, como é isso de que a comunidade de vocês tenha a mesma composição de outras que tiveram fortes influências da cultura Punjab? Eu não poderia responder a isso senão dizendo que é pela graça do Guru. É a mão do Guru que traz, que mantém, todas essas comunidades, não só a de vocês. É fascinante! Isto é o que penso a respeito da comunidade de vocês: como irmãos e irmãs. E vocês deveriam saber que vocês tem irmãos e irmãs ao redor do mundo que são iguais a vocês.

Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page