Hukam de Julho de 2018

16 Jul 2018

Siri Guru Granth, Ang 462

 

A força que cria é uma só, ela é verdadeira e está presente em tudo. Ela não guarda medos em si, nem qualquer animosidade. A sua forma é imortal. Ela jamais nascerá em uma forma particular. Ela se autoilumina e sua luz está em tudo. Ela é compreendida pela graça do professor.

 

Essa é uma composição do 1º Guru - Guru Nanak, um louvor em forma de shaloks.

 

Mesmo que centenas de luas subirem aos céus e milhares de sóis despontarem no horizonte, mesmo com tamanha luz, sem a presença do professor o mundo estaria em profunda escuridão. Quem não tem dentro de si os ensinamentos universais do Guru e se considera inteligente, será abandonado no campo, como sementes esparsas de gergelim. 

 

Abandonadas no campo, diz Nanak, essas pessoas servem a mil mestres. São como plantas que parecem despontar firmes e verdejantes, mas sucumbem ao primeiro grande vento. Eles, ao final, são deixados sozinhos, como as plantas deixadas sozinhas no campo para serem logo depois cortadas, para que o pasto possa ser refeito. 

 

Nanak diz: quando você é colocado num campo sozinho, mesmo que aquele campo tenha centenas de pessoas trabalhando, elas nunca verão que uma planta seca e isolada terá alguma utilidade. Lembre-se: mesmo que centenas de luas se despontarem e milhares de sóis se levantarem no horizonte, sem a presença do professor haverá muito para lamentar. As flores, o vigor, tudo que você traz dentro do seu corpo um dia caminhará naturalmente para as cinzas, mas até lá você precisará ter dado muitas flores e compartilhado muitas sementes. Lembre-se que Deus, a força que cria, vibra em tudo, até mesmo naquela árvore seca. Mas o destino de cada ser humano colocado no firmamento desse planeta é compartilhar aquilo que há de mais sábio em sua mente e em seu coração, que é a linguagem da alma. Portanto, coloque-se diante do universo, sinta-se muito protegido pelo universo, e dê passagem à fala da sua alma. Compartilhe com o mundo as flores e as sementes que vêm através da força da sua alma. E assim, um dia, vocês poderão descansar, retornar às cinzas e com muita graça dizer que seu trabalho foi feito. Que vocês serviram e foram servidos. E a sua alma descansa na glória e na luz da razão pela qual ela aqui chegou.

 

Wahe Guru Ji Ka Khalsa

Wahe Guru Ji Ki Fateh

 

 

 

Tags:

Please reload

Categorias
Posts Recentes

July 29, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags