top of page

[GSK] Relaxamento e liberação do medo

Aula ministrada por Gurusangat Kaur Khalsa em 4 de outubro de 2019


[GSK abre a aula]


A aula de hoje é um kriya para relaxamento e liberação de medo. Faz muito sentido no programa que temos trabalhado, que é a restauração do sagrado. Vamos assim construindo um sensor refinado, bastante sofisticado, para detectar quando o sagrado é rompido. Especialmente quando o outro rompe o sagrado. Sabemos direitinho que o sagrado foi quebrado se é o outro que quebra. Esse sensor não vem da nossa inteligência instintiva, do nosso lado animal, mas da nossa inteligência intuitiva. Somos capazes de sentir de forma muito sutil a quebra do sagrado.


Porém, quando nós próprios rompemos o sagrado, entramos imediatamente na nossa inteligência instintiva e criamos uma capa de proteção. Esse invólucro em torno da nossa inteligência nos impede de querer contrapor a nossa atitude com a inteligência intuitiva, já que seria imediatamente reconhecido o fato de que fomos nós que quebramos o sagrado. O ego entra em ação e protege. Um dos recursos mais usados pelo ego para impedir que admitamos ter quebrado o sagrado é nos levar para o triângulo inferior e nos fazer entrar no modo de defesa.


Trabalhamos o papel do triângulo inferior para nossa defesa no primeiro semestre. A defesa pode se tornar uma medida tão prioritária que chega a engolir a nossa própria capacidade de liberação. Isso é o autofagismo pelo triângulo inferior. Ele “come” o triângulo superior. Podem imaginar esse monstro? Esse autofagismo se dá em nome de uma defesa. O ego deseja tanto não ter que morrer que prefere matar a luz do espírito. Reconhecem esse mecanismo?


A aula de hoje nos ajuda a prevenir o autofagismo pelo triângulo inferior que, em nome de uma defesa necessária, acaba comendo a defesa mais sutil e sofisticada que temos, que vem do triângulo superior. No reino das disciplinas espirituais isso é tratado de maneira literal e clara no Kundalini Yoga, pois esse é o tema do Sikh Dharma – houmai, o ego. Também é tratado no budismo tibetano. No zen budismo prefere-se usar uma vareta para espancar. O Kundalini Yoga é justamente uma técnica para tratar o autofagismo do triângulo inferior. Outra técnica que temos disponível é o Shabad, que também elimina houmai.


Hoje vamos trabalhar esse reflexo primitivo de proteção excessiva. As futuras mães e os futuros pais devem lembrar-se de que esse reflexo é consolidado nos primeiros sete anos pelo excesso de medo e autoproteção. Anos depois precisarão baixar nos consultórios de psicoterapia para liberar esse trauma, esse excesso de proteção. E também para tratar a falta de imposição de limites, a falta do não.


Kriya: Série de exercícios para relaxamento e liberação do medo, do Manual Yoga para Juventude e Alegria


Meditação: Bowing Jaap Sahib


"May the long time sun shine upon you..."


[Transcrição: Devaroop Kaur]

[Edição: Nav Amrita Kaur]

Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page