top of page

[GSK] Não devemos reagir, mas devemos responder

Aula ministrada por Gurusangat Kaur Khalsa em 5 de junho de 2020


[GSK abre a aula]


A aula de hoje é ainda mais sofisticada que a da semana passada. Ela fecha o trabalho de remoção de medos do quinto mês da gestação. É uma série de meditações bem profundas.

O Yogi Bhajan nunca falou sobre isso, mas imagino que determinadas estruturas da nossa mente que foram formatadas e gravadas no período da gestação, por serem tão profundas, tendem a resistir. Quando trabalhamos esses registros muito arcaicos a partir deste manual, ele sempre propõe que façamos isso em dois tempos.


Tais registros são feitos com uma linguagem bioquímica. São moléculas que se agrupam e formam, naquela região do nosso cérebro, caminhos neuroquímicos que chamamos de tendências. Esses registros que estão ali, se tiverem um apelo de dor e trauma, estarão inscritos como moléculas, formando memórias nas amígdalas cerebrais.


No Kundalini Yoga, quando visitamos essas regiões levando um kriya, sangue ou informação sonora, as moléculas se desarranjam. Sua capacidade de se rearranjarem é natural, é dada. Entretanto, a capacidade de se rearranjarem não tendo mais impacto emocional – ou seja, de saírem das amídalas e irem para o córtex cerebral para formarem o que chamamos de memória fria ou sem impacto emocional –, não.


Acredito que essa condição venha apenas numa segunda aula que trabalhe a mesma região. Assim, investimos ali mais uma vez, até podermos levar essa memória para fora da zona límbica, que é a área onde estão as amígdalas e que exerce grande influência na nossa resposta emocional. Essa é a aula de hoje.


Kriya: Removing Fears from the Fifth Month in the Womb II, do Manual Rebirthing


Meditação para Eliminar Karma


Gostaria que repetíssemos essa meditação, que fizemos outro dia, por uma simples razão. Quando estamos em situações tipicamente de tensão não devemos reagir, mas devemos responder. Nem toda resposta é o silêncio. E nem todas as vezes que respondemos estamos julgando. É muito difícil para o ser humano saber quando ele se retrai de julgamentos e não reage, e quando ele se retrai de julgamentos e responde.


Essa meditação tira de dentro de nós um monstro que nos faz, ao querer responder, reagir, adquirindo com isso um karma. Não adianta perguntar a mim, como professora, o que é essa diferença entre reagir e responder. Isso, cada um de nós precisa saber. Muitas vezes imaginamos que estamos respondendo, contudo, se estamos muito indignados, tendemos a reagir.


Essa meditação ajuda a trazer clareza e intuição para discernir qual a resposta ou a atitude – se é a palavra, se é o silêncio – que devemos ter nos momentos em que estamos sendo tomados, apertados e confrontados, como esse que estamos vivendo agora.


May the long time sun shine…


[Transcrição: Sada Ram Kaur]

[Edição: Nav Amrita Kaur]


Receba nossas atualizações

Categorias
Posts Recentes
Arquivo
Tags
bottom of page