top of page

KUNDALINI YOGA

A origem dessa tecnologia

OS DEZ CORPOS

“Se você compreender que tem Dez Corpos, se estiver consciente deles e os mantiver em equilíbrio, o universo inteiro está em equilíbrio com você.”

Yogi Bhajan

 

É senso comum entender  que o ser humano possui apenas o corpo físico e a mente como manifestação de sua existência. Sob a perspectiva da anatomia yóguica isso é diferente, pois entende-se que o ser humano se constitui de dez corpos! E eles se dividem em três grupos:

  • seis corpos de energia (alma, linha do arco, aura, corpos prânico, sutil e radiante)

  • três corpos mentais (mentes negativa, positiva e neutra)

  • corpo físico, o mais denso
     

Cada corpo possui características próprias e o trabalho do Kundalini Yoga visa o fortalecimento dos corpos e o equilíbrio entre eles. Conheça o perfil e as singularidades desses dez corpos e o que é preciso fazer para fortalecer cada corpo e equilibra-lo com os demais.

CORPO 1 - ALMA

A alma é o corpo infinito que manifesta nosso ser, consciência e personalidade essenciais. Ela é a expressão individual do espírito e contém sua energia básica. Os outros nove corpos existem para apoiar a alma na execução e realização de seu propósito. O sentido de união mais profundo do yoga se revela nesse corpo: a alma, que está enclausurada na experiência humana finita, almeja se fundir novamente com o infinito do qual é parte. Embora pareça abstrato, isso tem uma aplicação prática bastante concreta. Quando incorporamos valores universais, como a ética, a dignidade, a compaixão, e expressamos esses valores em nossas ações e comportamentos, estamos, na verdade, reconhecendo o princípio básico de que somos todos conectados e o elo dessa conexão é a parte do infinito em cada ser.

 

Quando há forte conexão com o corpo da alma, você vive pelo coração e não pelo ego, sua criatividade flui de uma maneira simples e pura e você atua na realidade com humildade. Ao estabelecer uma íntima e profunda relação com esse corpo, você pode relaxar no fluxo da energia do Universo e usá-la para criar beleza em sua vida.

Chaves para Fortalecer e Equilibrar:

 

  • Elevar a energia Kundalini: significa tornar a energia vital disponível em todo o corpo. Os kriyas do Kundalini Yoga promovem a distribuição dessa energia por todo o sistema que se dá, principalmente, pela coluna vertebral. Veja algumas ótimas séries para essa finalidade:

 

Sat Kriya”;

Série básica para energização da coluna vertebral”;

Kriya para elevação”.

 

  • Abrir o coração: muitos kriyas do Kundalini Yoga têm como finalidade trabalhar na região do 4º Chakra, ou centro cardíaco. Conheça a seguir alguns exemplos:

 

Nabhi kriya para Prana e Apana”;

Kriya para abrir o coração”;

O campo magnético e o centro do coração”.

CORPO 2 - MENTE NEGATIVA

Entre os três corpos mentais, a mente negativa é a que se aciona mais rapidamente. Ela visa a proteção e calcula os riscos que determinada situação possa oferecer. É por meio da atividade da mente negativa que conquistamos a cautela e a parcimônia, atributos importantes para nos dar discernimento sobre a realidade. A mente negativa, quando equilibrada, nos conduz a acessar nossa sabedoria interna, favorecendo a conexão com a voz da consciência. Se estiver em desequilíbrio, operando muito fortemente, essa mente pode gerar sensação de insegurança e medo, criando falsas projeções e obstáculos para nossas realizações. Por outro lado, se a mente negativa estiver fraca, teremos nossa capacidade de calcular riscos prejudicada.

Chaves para Fortalecer e Equilibrar:

  • estabelecer relacionamentos conscientes e dignos

  • se comprometer com uma sadhana (prática diária de yoga e/ou meditação)

CORPO 3 - MENTE POSITIVA

Ao contrário da mente negativa, a mente positiva calcula os benefícios que determinada situação pode gerar. Essa mente é expansiva e favorece nossa conexão aos recursos que precisamos. Responsável por fomentar nossa força de vontade, a mente positiva permite que nossos talentos sejam aplicados na realidade. Quando equilibrada, ela nos confere otimismo e bom humor, além de tornar nossa comunicação mais eficiente e direta. Se estiver fraca, podemos ficar paralisados diante da prevalência da mente negativa. E, se estiver forte demais, a mente positiva pode anular o cálculo sobre os riscos, nos tornando impetuosos, impacientes e intolerantes à frustração.

Chaves para fortalecer e equilibrar:

  • Fortalecer o ponto do umbigo: no Kundalini Yoga, existem kriyas com essa finalidade. Vale a pena conferir:

Nabhi Kriya”;

Kriya de ajuste do umbigo”;

  • aumentar a autoestima

CORPO 4 - MENTE NEUTRA

A mente neutra, também conhecida como mente meditativa, nos dá a capacidade de discernir e escolher, considerando os cálculos realizados pelas duas outras mentes, a negativa e a positiva. Yogi Bhajan dizia que precisamos de nove segundos para acessar essa mente.

A sabedoria popular estava certa: precisamos “contar até dez” para termos tempo de nos acalmar ao invés de simplesmente reagir frente aos desafios. A intuição é também um atributo da mente neutra e pode ser desenvolvida por meio de práticas meditativas.

Se a mente neutra estiver desequilibrada, teremos dificuldade para enxergar além das polaridades da vida, o que limita nossas escolhas e enfraquece nosso poder de decisão.

Chaves para fortalecer e equilibrar:

  • Meditação: toda meditação do Kundalini Yoga vai, de alguma maneira, acionar a mente neutra. Aqui seguem algumas sugestões:

 

Meditação para a mente neutra”;

Meditação para um coração calmo”.

Para compreendermos a relação entre os corpos mentais e a importância da harmonia e do equilíbrio entre as três mentes, vale a pena explorarmos uma analogia com a atividade do garimpo. Veja só: a mente negativa é aquela que vai garantir e preservar os recursos necessários (tanto materiais quanto imateriais) para que se realize tal atividade. A mente positiva será a responsável pela ação de garimpar com destreza, compromisso e determinação. E a mente neutra desempenhará o papel de encontrar as pedras preciosas. Entre os riscos e os benefícios, a mente neutra opta pela ação alinhada ao propósito da alma.

CORPO 5 - CORPO FÍSICO

O corpo físico é a forma sagrada onde a alma habita e os outros corpos têm a chance de se revelarem. Nessa perspectiva, não seria exagero entender o corpo físico como altar através do qual podemos nos elevar e também elevar as outras pessoas. É através desse corpo que tornamos concreta nossa força de sacrifício, através da disciplina em equilíbrio com os valores universais e o propósito da alma. Se estiver fraco, o corpo físico pode nos fazer despertar sentimentos negativos como o ciúme, a ganância e a ingratidão, aumentando ilusoriamente o nosso instinto de autodefesa. Se forte demais, podemos desenvolver obsessão por aparência e habilidades físicas e por bens materiais. Portanto, uma rotina feita de exercícios físicos e alongamentos com a consciência de uma alimentação saudável e balanceada são os ingredientes certos para manter o corpo físico equilibrado.

Chaves para fortalecer e equilibrar:

  • Exercitar-se regularmente e com moderação

CORPO 6 - LINHA DO ARCO

Considerada como o núcleo da aura (7º corpo), a linha do arco compreende um halo que vai de orelha a orelha. Esse corpo representa o ponto de equilíbrio entre os reinos físico e cósmico, onde a percepção sutil da intuição se manifesta.

A linha do arco também está associada à glândula pituitária (responsável por regular os sistemas nervoso e glandular). As mulheres têm, entre os mamilos, uma segunda linha do arco, o que lhes confere mais sensibilidade intuitiva, já que a composição do corpo feminino se desenvolve naturalmente para gerar e nutrir a vida.

Na iconografia religiosa, é comum encontrarmos a linha do arco representada como um facho luminoso ao redor da cabeça de pessoas santas. Se estiver fraca, a linha do arco pode trazer inconstância no humor e no comportamento, além de tornar a pessoa facilmente influenciável e sem poder de concentração.

Chaves para fortalecer e equilibrar:

CORPO 7 - AURA

A aura é o campo eletromagnético que circunda o corpo físico. Ela desempenha as funções de preservar, projetar e interagir com a energia vital.

Quando seu corpo áurico está fortalecido, ele funciona como uma plataforma de elevação, criando um campo de confiança capaz de inspirar a todos que estão em sua presença. A aura forte também funciona como um escudo protetor, repelindo a negatividade e projetando a positividade. Até mesmo algumas doenças não podem penetrar nesse campo de proteção! Se estiver fraco, esse corpo pode favorecer processos de paranóia e falta de autoconfiança, já que a negatividade passa a exercer influência sobre a pessoa.

Chaves para fortalecer e equilibrar:

CORPO 8 - CORPO PRÂNICO

O prana é a centelha sutil da energia vital e o corpo prânico é o responsável por trazer essa energia para abastecer nosso sistema. A respiração é a conexão viva que estabelecemos com o infinito. Através dela nós aprendemos a viver o presente, dando lugar a cada novo ciclo, absorvendo o que precisamos e nos desapegando daquilo que não nos serve mais.

O corpo prânico nos revela as qualidades da pureza, do destemor e do equilíbrio das polaridades. Com a força desse corpo, somos capazes de qualificar nossa respiração, o que nos dá energia e motivação para atingirmos nossas metas. Muitas doenças começam com um desequilíbrio no corpo prânico. Se ele estiver fraco, o nível de ansiedade pode aumentar e o quadro de fadiga crônica se estabelece. Esse desequilíbrio pode também afetar o apetite e intensificar o consumo de substâncias estimulantes.

Chaves para fortalecer e equilibrar:

  • Técnicas de respiração consciente, também conhecidas como pranayamas. No Kundalini yoga, temos uma gama dessas técnicas. Veja alguns exemplos a seguir:

 

Respiração lenta e profunda”;

Respiração com alternância de narinas”.

 

  • Exercícios regulares: caminhadas, corridas, natação etc.

  • Alimentação consciente e balanceada

CORPO 9 - CORPO SUTIL

O corpo sutil aguça nossa capacidade de perceber e sentir o que há de infinito e universal na realidade. Ele nos faz enxergar além do superficial jogo entre as polaridades, nos dando uma perspectiva mais profunda e elevada sobre a existência.

A alma (Corpo 1) e o corpo sutil são intrinsecamente conectados: é o corpo sutil que transporta a alma para os éteres depois do momento da morte física. Quando o corpo sutil está equilibrado, somos capazes de computar informações sutis (que não estão evidentes) em um contexto ou ambiente, o que nos dá clareza sobre o que fazer e como agir. Se estiver fraco, você pode se tornar uma pessoa ingênua e manipulável ou pode desenvolver um comportamento confuso, marcado pela impaciência.

Chaves para fortalecer e equilibrar:

  • Fazer qualquer meditação ou kriya por mil dias consecutivos. A realização de um hábito por mil dias nos possibilita incorpora-lo na constituição de nosso ser de uma forma profunda e permanente.

CORPO 10 - CORPO RADIANTE

O corpo radiante nos confere um brilho especial que reflete a luz da consciência e a força manifesta do espírito. É com essa força que nos abastecemos de coragem para atravessar obstáculos. Através do corpo radiante, nos conectamos com a nossa nobreza interior e manifestamos uma presença efetiva, conquistando o respeito das pessoas.

Yogi Bhajan considerava o corpo radiante como “um a mais”, expressando a fórmula que acrescenta, ao corpo 1 (alma), a força do corpo 10 e, por meio dessa união, o nosso rendimento aumenta para 110%! Nós passamos a encarar a vida com uma atitude de “tudo ou nada”, sem temer. Se o décimo corpo está fraco, o medo do conflito pode gerar bloqueios e inércia diante dos desafios da vida.

Chaves para fortalecer e equilibrar:

CORPO 11 - PARALELO EM UNÍSSONO

Além dos 10 corpos, temos um corpo a mais que manifesta a união de todos os dez à frequência universal. É por meio dessa conexão que experimentamos nossa verdadeira identidade, o Sat Nam.

Nessa consciência elevada sobre si, adquirimos a capacidade de enxergar a realidade além da dualidade, vendo o jogo divino em tudo. Como Yogi Bhajan dizia: “se você não pode ver Deus em tudo, você não pode ver Deus em nada”. Esse estado de pura consciência permite dirigir o funcionamento dos 10 corpos a partir da sua vontade.

Sobre o corpo 11, Yogi Bhajan nos ensina: “Quando Deus em você e sua faceta humana estão em harmonia paralela, então você é o número 11. Você não tem dualidade, tem visão divina e a verdade flui de você. Você não precisa encontrar nada fora. As joias estão todas em você.”

Chaves para Fortalecer e Equilibrar:

  • Nam Simran: repetição de mantras e shabds em estado meditativo

  • Recitar meditativamente passagens do Siri Guru Granth Sahib, o livro sagrado da tradição Sikh

Please reload

Ilustrações de Gian Bhagti Kaur

bottom of page