Carta explicativa da SSSC sobre relatório da An Olive Branch a respeito das alegações contra Yogi Bhajan

Caros membros das comunidades Sikh Dharma, 3HO e KRI, 
 
Sat Nam. No início de 2020, múltiplas alegações relativas à má conduta sexual de nosso fundador Siri Singh Sahib Bhai Sahib Harbhajan Singh Khalsa Yogiji (Yogi Bhajan) vieram à luz. Como uma organização religiosa sem fins lucrativos comprometida com altos padrões éticos, a Siri Singh Sahib Corporation (SSSC) assumiu medidas formais para lidar com as alegações. Conduzimos a formação de uma Equipe de Resposta Colaborativa (CRT), que foi encarregada de responder às alegações de forma transparente e em tempo hábil. Em seguida, a SSSC contratou uma organização independente, a An Olive Branch (AOB), para conduzir uma investigação independente sobre as alegações. Como são alegações póstumas, houve um esforço durante todo o processo para garantir que alunos e apoiadores de Yogi Bhajan tivessem a oportunidade de falar em nome dele. Nem a SSSC, nem a CRT, nem nenhuma de nossas organizações afiliadas tiveram qualquer influência no processo conduzido pela An Olive Branch, tampouco no relatório. A diretoria da SSSC gostaria de expressar nossa profunda gratidão à An Olive Branch e a todos que participaram deste processo. 
 
Compartilhamos o relatório aqui sem edição e em sua totalidade. A investigação concluiu que é mais provável do que improvável que grande parte das alegações de conduta tenha ocorrido. Como descrito com mais detalhes no final desta carta, a SSSC e suas organizações relacionadas estão tomando medidas imediatas para abordar as conclusões do relatório, ajudar os que relataram os danos e promover a cura em nossa comunidade. 
 
O relatório é um documento difícil de ser lido. Por favor, esteja ciente de que o relatório contém descrições detalhadas de má conduta sexual e linguagem forte que podem desencadear uma reação em você como leitor. Para ler o relatório na íntegra, clique aqui
 
Esperamos que a divulgação do relatório possa fazer avançar a cura de quem sofreu danos. Como uma organização, a SSSC foi colocada diante de muitos desafios com o resultado das conclusões do relatório, mas saiba que apoiar as pessoas que relataram danos será nossa maior prioridade. Como observado abaixo, um dos nossos passos para fornecer esse apoio é empreender um programa de reconciliação compassiva baseado nos princípios de justiça restaurativa. Forneceremos mais detalhes sobre este programa à medida que ele for projetado e implementado.
 
Reconhecemos e agradecemos as pessoas que relataram danos pela coragem em compartilhar suas experiências. Também reconhecemos aqueles que sofreram danos, mas não se apresentaram para relatar suas experiências. Nós estendemos nosso coração e queremos proporcionar a essas pessoas um lugar de segurança para que a cura possa acontecer. A dificuldade em ler o material no relatório não se compara às experiências descritas por quem relatou ter sofrido danos. Sua coragem ajuda todos nós a trilhar um caminho de verdade, mudança e reconciliação. 
 
A SSSC ouviu a voz de todos os segmentos da nossa comunidade, e agradecemos por sua expressão sincera e veemente. Estivemos presentes nas reuniões do Khalsa Council e da Listening Tour (Turnê de Escuta). Realizamos conferências pelo Zoom específicas para ouvir a comunidade. Lemos e consideramos os e-mails, petições e mensagens de texto que recebemos. Em muitos casos, nos esforçamos da melhor maneira para responder a muitas de suas perguntas e preocupações através de comunicações da CRT e da seção FAQs em nosso site. Entretanto, entendemos que o assunto e a gravidade deste relatório são enormes e que pontos de vista defendidos fortemente podem permanecer e não ser passíveis de resolução rápida. Aceitamos e compreendemos a magnitude da tarefa que temos diante de nós e, dados os desafios que provavelmente teremos pela frente, aceitamos e compreendemos que levará tempo, e necessitará de todos nós trabalhando juntos, para fazer avançar esta missão. 
 
Reconhecemos que também levará tempo para nós mesmos, e para os membros de nossas organizações e comunidade, para absorver, processar e integrar as implicações do relatório. Embora os ensinamentos de Yogi Bhajan sejam valorizados e profundamente apreciados em todo o mundo, entendemos que pode ser difícil conciliar as conclusões do relatório com o homem que inspirou milhares durante sua vida. Buscamos um caminho que reconstrua a fé e a confiança daqueles que olham para nossas organizações e ensinamentos em busca de elevação e inspiração. 
 
Reconstruir a fé e a confiança exige que olhemos de perto para nós mesmos e para nossas organizações. A conduta descrita no relatório não está de acordo com os valores de nossas organizações. A SSSC e todas as suas organizações filiadas estão unidas contra o abuso sexual e qualquer tipo de abuso. Estamos comprometidos em criar e manter um ambiente seguro para todos que participam de qualquer uma de nossas atividades. A SSSC está comprometida em fortalecer ainda mais as políticas e os programas de ética, de conformidade e de aplicação da lei em nossas organizações, e já está tomando medidas para fazê-lo. Todas as nossas organizações levam a sério nossa responsabilidade de garantir um lugar seguro e respeitoso para todos que venham a aprender e praticar os ensinamentos iogues e dármicos que são a base de nossa espiritualidade e a fundação de nossas comunidades. 
 
Embora os resultados desta investigação nos afetem profundamente, tanto individual quanto coletivamente, o futuro de nossa comunidade depende de uma compreensão clara do nosso passado. Reconhecemos que os últimos meses têm sido muito dolorosos para os membros da comunidade e têm resultado em um certo grau de polarização. Assim como estas alegações criaram fortes diferenças de opinião dentro da comunidade, elas também criaram essas mesmas diferenças dentro da diretoria da SSSC. Nem todos os membros da diretoria veem o processo ou o relatório da An Olive Branch da mesma forma. Do mesmo modo, cada pessoa em nossa comunidade terá sua própria reação ao relatório.

Entendemos que o processo de investigação levantou questões para muitos em nossa comunidade. Alguns membros da comunidade têm estado profundamente preocupados com os elementos do processo. A SSSC publicará em breve uma carta que abordará de forma abrangente essas preocupações. O relatório é o início de um esforço para buscar a verdade sobre a história de nossa comunidade. E certamente haverá muito mais trabalho a ser feito no futuro. 
 
Muitos membros de nossa comunidade global também expressaram a preocupação de que estas alegações tenham ocorrido décadas atrás, antes deles se envolverem na 3HO, KRI ou Sikh Dharma. Muitos alunos e professores entraram em nossas organizações depois que Yogi Bhajan deixou seu corpo físico em 2004. Essas pessoas têm uma experiência forte e positiva com as práticas espirituais que Yogi Bhajan trouxe para o Ocidente e construíram programas locais maravilhosos baseados nestes ensinamentos. Honramos e respeitamos que, à medida que nossa comunidade avança, o conjunto de realizações que ele deixou continuará a ser validado pela experiência das pessoas com a prática. 
 
Também reconhecemos que toda uma geração viveu, trabalhou e serviu ao Yogi Bhajan diretamente. Esta geração de legado construiu a base da nossa comunidade global e das nossas organizações. A devoção e a dedicação deste grupo de pessoas, ao longo das décadas, vieram de uma inspiração genuína para fazer o que podiam para ajudar a tornar o mundo um lugar mais saudável, mais feliz e mais elevado. Reconhecemos que o caminho a seguir precisará honrar seus serviços, ao mesmo tempo em que reexaminamos o passado e o compreendemos mais profundamente. 
 
A SSSC está empenhada em criar um ambiente em que todos se sintam bem-vindos para participar do diálogo sobre o passado e o futuro. Ao proporcionar um espaço seguro, esperamos que os membros da comunidade com opiniões diferentes sejam capazes de conversar e se sintam ouvidos uns pelos outros. Nossa oração é para que o diálogo coletivo ilumine o caminho para o futuro. 
 
Ao iniciar nosso processo de cura, reconhecemos que temos muito trabalho a fazer, e ainda não temos todas as respostas. Os passos que estamos dando para enfrentar o desafio são os seguintes, e convidamos a participação ativa de todos os membros da comunidade neste processo: 
 
1. Estamos empreendendo um programa de Reconciliação Compassiva baseado nos princípios comprovados da Justiça Restaurativa. Estamos atualmente no processo de seleção de um consultor profissional para trabalhar com nossa comunidade global, incluindo as pessoas que reportaram danos, a fim de projetar e implementar tal programa. 
 
2. Estamos examinando a totalidade de nossas políticas e das atividades de todas as nossas organizações constituintes, eventos e ambientes de ensino para garantir que elas vivam de acordo com nossos valores declarados de serem abertas, acolhedoras, respeitosas e seguras para todos. 
 
3. O Escritório de Ética e Normas Profissionais (EPS) contratou recentemente um consultor externo para examinar suas políticas e procedimentos a fim de garantir a conformidade com as melhores práticas da indústria, já que o EPS trabalha para manter a ética e a integridade das comunidades 3HO, dos Professores de Kundalini Yoga, dos Formadores de Professores KRI e dos Ministros do Sikh Dharma Internacional. A avaliação está em andamento, e implementaremos quaisquer mudanças recomendadas.


4. Reconhecemos e continuaremos a examinar nosso passado para entender quais mudanças atuais precisam ser feitas. Avaliaremos continuamente as melhorias que fizemos, e faremos mudanças se necessário. Finalmente, estamos empenhados em tomar as medidas necessárias para assegurar que nossas organizações proporcionem ambientes seguros e protetores para todos os membros da comunidade e respondam apropriada e rapidamente se alegações de danos forem relatadas. 

5.  Também continuaremos a estender a mão à nossa comunidade global para fornecer espaços em que possamos ouvir a comunidade, receber feedback através dos fóruns para discussão e cura, e criar mecanismos de longo prazo para receber feedback. Estamos expandindo nossa capacidade de ouvir mais a comunidade. 
 
O caminho que nossa comunidade e organizações têm adiante levará tempo para ser descoberto. Isso exigirá conversas profundas e autênticas em toda a nossa comunidade global. Por favor, mantenha em suas preces todas as pessoas que foram prejudicadas, a comunidade inteira e o futuro. A consciência do Guru Ram Das está dentro de cada um de nós. Confiamos que a Consciência Radiante continuará a guiar nossos passos coletivos adiante. 
 
Sinceramente, 
 
Siri Singh Sahib Corporation 
 
 

 

SOBRE NÓS

A Associação Brasileira dos Amigos de Kundalini Yoga, filiada à Fundação 3HO, tem por propósito divulgar a tecnologia e os ensinamentos do Kundalini Yoga e do Shabad Guru no Brasil, servindo a todos na busca da excelência e da manifestação de seu ser original, criativo, livre e digno.

LOCALIZAÇÃO

Rua Yvon Magalhães Pinto, 511

São Bento .  Belo Horizonte

MG . 30350-560 . Brasil

Telefone: (31) 3090-5508 

secretaria@abaky.org.br 

CONECTE-SE

© 2018 por Abaky.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • SoundCloud - White Circle