Ações Abaky frente abusos cometidos por Yogi Bhajan

Após a divulgação do Relatório da AOB (An Olive Branch, organização independente), onde se tomou conhecimento da má conduta sexual por parte do Yogi Bhajan, e de abuso de poder em seu papel de Professor Espiritual, vimos aqui compartilhar nosso posicionamento e ações decorrentes do processo.  
 
Desde o princípio a Abaky se posicionou a favor da decisão tomada pelas organizações internacionais, que zelam pela antiga tradição do Kundalini Yoga (KRI) e do Sikh Dharma (Sikh Dharma Internacional) em fazer uma investigação independente e transparente que resultou no relatório publicado recentemente.
 
A Abaky também se posiciona em pleno apoio às mulheres que ergueram suas vozes corajosamente contra tais abusos. Lembramos que desde março deste ano, as vítimas vêm recebendo todo o suporte das organizações que empregam o instituto da reconciliação compassiva. Reafirmamos nosso compromisso de rever nossos protocolos e procedimentos e sistemas para que haja tolerância zero para qualquer tipo de abuso e para proteção das mulheres e de todos aqueles que se sentiram abusados ou silenciados. 
 
Somos uma organização que compartilha os Ensinamentos Milenares do Kundalini Yoga e do Sikh Dharma, ambos constituindo parte de um estilo de vida centrado na ética, na diversidade, nos direitos humanos.  Nosso trabalho se destina a dar ferramentas a todas as pessoas independente de qualquer viés de raça, credo ou econômico. A guia que ampara nosso trabalho é o respeito a todos os seres.
 
Desde o momento da publicação do relatório da AOB vários encontros virtuais foram criados para oferecer a toda a comunidade uma escuta segura e um diálogo profundo diante de tamanha dor e decepção. Em dez dias ouvimos mais de 600 pessoas de todo o Brasil. Estamos trabalhando com todo o empenho para podermos juntos escrever um novo capítulo da história do Kundalini Yoga.
 
Recentemente foi criado um grupo de trabalho aberto a qualquer pessoa que queira contribuir para levantar todos os temas que a comunidade entende serem fundamentais para a reestruturação da nossa organização. Este grupo terá toda a autonomia e apoio da ABAKY para se organizar segundo os temas identificados por um questionário que será divulgado amplamente em todo o Brasil e Portugal.
 
Entendendo a necessidade de que todos nós precisamos de apoio no processamento deste luto e choque, a Abaky contratou o serviço de uma profissional terapeuta*, especializada em trabalhos junto a organizações em grave crise para nos ajudar a alcançar:
 
1.     Apoio para alunos, professores, líderes e comunidade em geral no processo de luto e trauma (choque).
 
2.     Criação de canais de acolhimento contínuo e neutro dentro da instituição para que qualquer pessoa possa a qualquer momento se reportar com questões como desrespeito, silenciamento, formas de abuso, endereçando cada questão de modo a acionar um sistema de reparação de danos.
 
3.     Assegurar mecanismos coletivos de autorreflexão.
 
4.     Agregar partes interessadas na reconstrução, estabelecendo propósitos e responsabilidades.
 
5.     Reorganizar a governança da Abaky, que inclui reformulação de fluxos e processos gerenciais de modo a garantir mais horizontalidade administrativa, transparência, estabelecer processos de cocriação, encontrar metodologias ágeis e menos burocráticas para que todas da Sangat sintam-se seguras em pertencer.
 
6.     Trabalhar junto aos professores de formação do KRI em projetos educativos para que se interrompa os mecanismos  e os sistemas de crença que perpetuam o abuso e o silenciamento das pessoas, fatos que não correspondem aos nossos valores.
 
A Abaky e seus membros se comprometem a uma revisão radical como dito acima para uma adequação aos tempos atuais, que exigem gestão horizontal, transparente, inclusiva e diversa.
 
A Abaky coloca à disposição sua infraestrutura para que os trabalhos possam ser realizados e a assegurar a inclusão de todas as vozes na criação de uma nova visão para o futuro.
 
Estamos confiantes que juntos podemos colher os melhores resultados destes tempos difíceis e duros que estamos passando, fortalecendo os nossos propósitos e serviços.
 

Satjeet Kaur Khalsa

Presidente da Abaky

* Maria Conceição dos Santos - Psicóloga Clínica e Organizacional em São Paulo. Trabalha no Fundo Brasil de Direitos Humanos oferecendo Plantão Psicológico para seus profissionais. Faz parte do coletivo de psicólogas negras Roda Terapêutica das Pretas.
 

SOBRE NÓS

A Associação Brasileira dos Amigos de Kundalini Yoga, filiada à Fundação 3HO, tem por propósito divulgar a tecnologia e os ensinamentos do Kundalini Yoga e do Shabad Guru no Brasil, servindo a todos na busca da excelência e da manifestação de seu ser original, criativo, livre e digno.

LOCALIZAÇÃO

Rua Yvon Magalhães Pinto, 511

São Bento .  Belo Horizonte

MG . 30350-560 . Brasil

Telefone: (31) 3090-5508 

secretaria@abaky.org.br 

CONECTE-SE

© 2018 por Abaky.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • SoundCloud - White Circle