top of page

Ações Abaky frente abusos cometidos por Yogi Bhajan

Após a divulgação do Relatório da AOB (An Olive Branch, organização independente), onde se tomou conhecimento da má conduta sexual por parte do Yogi Bhajan, e de abuso de poder em seu papel de Professor Espiritual, vimos aqui compartilhar nosso posicionamento e ações decorrentes do processo.  
 
Desde o princípio a Abaky se posicionou a favor da decisão tomada pelas organizações internacionais, que zelam pela antiga tradição do Kundalini Yoga (KRI) e do Sikh Dharma (Sikh Dharma Internacional) em fazer uma investigação independente e transparente que resultou no relatório publicado recentemente.
 
A Abaky também se posiciona em pleno apoio às mulheres que ergueram suas vozes corajosamente contra tais abusos. Lembramos que desde março deste ano, as vítimas vêm recebendo todo o suporte das organizações que empregam o instituto da reconciliação compassiva. Reafirmamos nosso compromisso de rever nossos protocolos e procedimentos e sistemas para que haja tolerância zero para qualquer tipo de abuso e para proteção das mulheres e de todos aqueles que se sentiram abusados ou silenciados. 
 
Somos uma organização que compartilha os Ensinamentos Milenares do Kundalini Yoga e do Sikh Dharma, ambos constituindo parte de um estilo de vida centrado na ética, na diversidade, nos direitos humanos.  Nosso trabalho se destina a dar ferramentas a todas as pessoas independente de qualquer viés de raça, credo ou econômico. A guia que ampara nosso trabalho é o respeito a todos os seres.
 
Desde o momento da publicação do relatório da AOB vários encontros virtuais foram criados para oferecer a toda a comunidade uma escuta segura e um diálogo profundo diante de tamanha dor e decepção. Em dez dias ouvimos mais de 600 pessoas de todo o Brasil. Estamos trabalhando com todo o empenho para podermos juntos escrever um novo capítulo da história do Kundalini Yoga.
 
Recentemente foi criado um grupo de trabalho aberto a qualquer pessoa que queira contribuir para levantar todos os temas que a comunidade entende serem fundamentais para a reestruturação da nossa organização. Este grupo terá toda a autonomia e apoio da ABAKY para se organizar segundo os temas identificados por um questionário que será divulgado amplamente em todo o Brasil e Portugal.
 
Entendendo a necessidade de que todos nós precisamos de apoio no processamento deste luto e choque, a Abaky contratou o serviço de uma profissional terapeuta*, especializada em trabalhos junto a organizações em grave crise para nos ajudar a alcançar:
 
1.     Apoio para alunos, professores, líderes e comunidade em geral no processo de luto e trauma (choque).
 
2.     Criação de canais de acolhimento contínuo e neutro dentro da instituição para que qualquer pessoa possa a qualquer momento se reportar com questões como desrespeito, silenciamento, formas de abuso, endereçando cada questão de modo a acionar um sistema de reparação de danos.
 
3.     Assegurar mecanismos coletivos de autorreflexão.
 
4.     Agregar partes interessadas na reconstrução, estabelecendo propósitos e responsabilidades.
 
5.     Reorganizar a governança da Abaky, que inclui reformulação de fluxos e processos gerenciais de modo a garantir mais horizontalidade administrativa, transparência, estabelecer processos de cocriação, encontrar metodologias ágeis e menos burocráticas para que todas da Sangat sintam-se seguras em pertencer.
 
6.     Trabalhar junto aos professores de formação do KRI em projetos educativos para que se interrompa os mecanismos  e os sistemas de crença que perpetuam o abuso e o silenciamento das pessoas, fatos que não correspondem aos nossos valores.
 
A Abaky e seus membros se comprometem a uma revisão radical como dito acima para uma adequação aos tempos atuais, que exigem gestão horizontal, transparente, inclusiva e diversa.
 
A Abaky coloca à disposição sua infraestrutura para que os trabalhos possam ser realizados e a assegurar a inclusão de todas as vozes na criação de uma nova visão para o futuro.
 
Estamos confiantes que juntos podemos colher os melhores resultados destes tempos difíceis e duros que estamos passando, fortalecendo os nossos propósitos e serviços.
 

Satjeet Kaur Khalsa

Presidente da Abaky

* Maria Conceição dos Santos - Psicóloga Clínica e Organizacional em São Paulo. Trabalha no Fundo Brasil de Direitos Humanos oferecendo Plantão Psicológico para seus profissionais. Faz parte do coletivo de psicólogas negras Roda Terapêutica das Pretas.
 

bottom of page